Erg Chebbi

Little Boy, Bud e Cam, nossos camelos por um dia.Escrever essa matéria é reviver a felicidade de meus preciosos momentos nas dunas do Deserto do Sahara, no Marrocos, na divisa com a Argélia. Fantasia de criança, não de todas (a grande maioria sonha em ir pra Disney beijar o Mickey), mas das mais ousadas, o sonho de andar de camelo, dormir numa tenda nômade e sentir o calor do sol refletido pelo tom alaranjado das areias da África foi, sem dúvida alguma, a concretização de mais um de meus sonhos. A cultura árabe sempre me fascinou pelos seus mistérios, cores e aromas. O receio do desconhecido (costume, língua, trajes, cultura) fez desse passeio uma grande experiência de vida.
Erg significa conjunto de dunas e Erg Chebbi, também conhecida como Dunas de Merzouga, é o maior conjunto do Sahara. Tem 5km por 22km de extensão e com 150m de altura. A pequena aldeia berbere de Merzouga fica próxima ao local e a Argélia está apenas a 20km. A cidade serve de base para os passeios do deserto como 4X4, andar de camelo, acampamento nas dunas e os banhos de areia terapêuticos que consiste em se enterrar até o pescoço na areia em pleno verão e que pela tradição berbere, este ato invoca a longevidade. Algumas cidades na rota também são interessantes, como Tinerhir e Erfoud. A estrada entre Erfoud e Merzouga requer um veículo 4×4 e deve ser evitada durante as tempestades de areia, que podem ocorrer em qualquer época do ano.
Passeio no Sahara – Após contratar um tour particular que sai de Fez com destino a Marrakech, passando pelas montanhas Atlas, recomendo a hospedagem no Hotel Kasbah Erg Chebbi, último local antes de adentrar pelo Sahara. Ali os camelos já esperam pelos turistas ao cair da noite. Após uma hora caminhando sob a luz da lua e das estrelas, em cima de um camelo (o meu batizei de Little Boy) chega-se ao acampamento muito bem estruturado. Nesse caminho, o celular do rapaz que nos guiava tocou. Isso mesmo, um celular toca no meio do deserto do Sahara e às vezes nossas operadoras nos deixam na mão em pleno centro da cidade. As tendas nômades são equipadas com muitos tapetes e almofadas para dormir e sentar-se a mesa improvisada. Um delicioso jantar é servido, com direito a entrada, prato principal, chá de menta e frutas de sobremesa. Raramente acontece uma apresentação musical dos tuaregs, os povos do deserto e tive a sorte de presenciar isso nessa noite tão surreal, uma verdadeira batucada inebriante em volta a fogueira, com o céu dando um espetáculo de estrelas cadentes. Não tem como descrever todas as sensações do momento. A dança, a música, o calor da fogueira esquentavam a noite fria do deserto.

Little Boy, Bud e Cam, nossos camelos por um dia.
Hotel Kasbah Erg Chebbi
Palmeiras e Kasbahs de Tinerhir
Por do Sol no norte da África
Sahara e suas dunas
Contrates perfeitos
previous arrow
next arrow
 
Little Boy, Bud e Cam, nossos camelos por um dia.
Hotel Kasbah Erg Chebbi
Palmeiras e Kasbahs de Tinerhir
Por do Sol no norte da África
Sahara e suas dunas
Contrates perfeitos
previous arrow
next arrow

Nessa mesma noite tive a outra grande chance de presenciar mais um fato raro: chuva no meio do deserto do Sahara. A continuação do passeio seria subir o topo da maior duna para esperar o sol nascer, porém, com a leve chuva da madrugada, as caravanas não subiram no horário previsto. Claro que as três amigas brasileiras subiram mesmo assim.
Na descida da duna, o sol apareceu e na volta da minha pequena caravana (somente eu e minhas duas amigas) até o hotel, pude presenciar uma das cenas mais lindas de toda a minha vida e de minhas viagens: o reflexo dos raios solares nas dunas em movimento, com o azul espetacular do céu contrastando as nuances terrosas para o alaranjado. Uma sublime sensação de plenitude, mesmo em cima de um camelo que se movimentava com insegurança na areia fofa. O tour termina no hotel, onde retira-se a bagagem deixada na noite anterior, toma-se o café da manhã e o passeio segue rumo a Marrakech, passando por mais centenas de paisagens de tirar o fôlego. Sempre que comento com amigos e conhecidos sobre esse tour, todos me perguntam se não tive medo, se não é perigoso. Não há o que temer e não é nem um pouco perigoso. Basta contratar guias recomendados e aproveitar essa experiência sem preocupações.

3ESTRADA

Tinerhir – cidade no caminho para Erg Chebbi que vale a pena visitar os palmeirais, os mais bonitos do Marrocos e que acompanham todo o rio Todra. A garganta do Todra fica a 15km da cidade. Tinerhir é cercada por muitos kasbahs e, reza a lenda local, que Hitler passou um bom tempo escondido num desses kasbahs. As mulheres usam roupas diferentes do restante do país, são peças brancas de tecido como se fossem lençóis por cima, como um sari indiano.
Erfoud – Outra pequena cidade no caminho é Erfoud, que foi construída na década de 30 pela Legião Estrangeira Francesa. Em outubro, muitos turistas e berberes vêm à cidade para o Festival das Tâmaras, com um grande souk, corrida de camelo, danças folclóricas e a eleição da Rainha da Tâmara. Nessa cidade, as mulheres se vestem de preto, mas não como uma burka, e sim, como o sari indiano.
Gastronomia: os fabulosos pratos típicos de todo Marrocos foram servidos no deserto somente para nós três, eu e mais duas amigas de viagem num tour super VIP: Sopa de Arroz de entrada, Tajine berinjela, abobrinha e frango como prato principal e Frutas cítricas e secas como sobremesa. Para beber, o famoso Chá de menta.

Últimos posts por Lilian Inacio (exibir todos)

Categorias: Turismo

Tags: ,,,,,