Nossa Senhora Aparecida é tema de exposição de outubro da Câmara

Mostra lembra os 300 anos do surgimento da imagem  

Em outubro, mês em que é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, o Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba sediará aexposição “Lembranças de Aparecida”, do acervo pessoal de Gilberto Máximo. A abertura está marcada para o dia 5, às 16h. O público poderá verimagens, cartazes e objetos referentes à Padroeira do Brasil, reunidas pelo colecionador nos últimos 10 anos.

A principal imagem da exposição é uma réplica da que se encontra na Basílica de Aparecida (SP) – que tem, inclusive, um certificado de autenticidade do Santuário.  “Essa exposição representa meu agradecimento à Nossa Senhora Aparecida, pois quando eu mais precisei ela me atendeu”, afirmou Gilberto.

Ele mantém a tradição de frequentar anualmente a cidade e já perdeu a conta de quantas vezes visitou a Basílica. “Tive o prazer de entrar carregando a imagem da santa duas vezes na missa em Aparecida, quando foi mostrada para mais de 100 pessoas”, disse.

História

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou somente Nossa Senhora Aparecida, é a Padroeira do Brasil. A imagem de terracota da Virgem Maria foi encontrada pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso na segunda quinzena de outubro de 1717. Eles estavam encarregados de conseguir o peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, que estava visitando a região.

Após várias tentativas frustradas de pesca, os três homens tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes em duas partes: primeiro, o corpo, e, em seguida, a cabeça. Depois de colocar a imagem dentro do barco, os pescadores, que antes não tinham conseguido nada, encheram suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Serviço

O quê: Exposição “Lembranças de Aparecida”, do acervo de Gilberto Máximo

Quando: abertura: 05/10, às 16h; a mostra seguirá até 31/10, das 9h às 17h

Onde: Espaço Dito Pinhá, na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100, Engenho

Aberta ao público

Categorias: Noticias,Variedades

Tags: ,,