BrasilEcônomiaNoticiasUncategorized

Dark kitchen é a nova tendência do mercado de alimentação

Mais de 50% das franquias brasileiras adotaram o formato em 2021; entre as vantagens da modalidade está o baixo investimento para começar o negócio

O conceito de dark kitchen surgiu há cerca de 30 anos nos Estados Unidos, mas só ganhou força no Brasil em 2020, com a pandemia e a necessidade de lockdown em todo o país. O termo dark kitchen, traduzindo para o português, significa cozinha escura ou cozinha fantasma, são locais que funcionam apenas para o preparo dos alimentos e entrega, ou seja, não contém mesas, balcão, garçom ou fachada.

Imagem: Divulgação

A principal vantagem desse formato está na possibilidade de iniciar um negócio com um investimento bem mais baixo do que uma modalidade presencial.

A empresária Carla Parizzi, por exemplo, conseguiu montar o seu negócio na cozinha de um restaurante que só funcionava no horário do almoço. “A cozinha do restaurante em que opero minha empresa ficava fechada durante o jantar, assim, ao invés de precisar montar uma nova estrutura, aluguei o espaço durante o horário noturno. O negócio deu tão certo, que a empresa se tornou uma franquia e agora empreendedores de todo o Brasil podem aplicar o modelo de negócio que desenvolvi. É possível, por exemplo, adaptar a cozinha da residência – seguindo todas as normas brasileiras – e começar o próprio negócio”, explicou a proprietária da franquia Frango Frito D’Oeste.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o formato de dark kitchen está sendo adotado por 57,4% das franquias no Brasil e esse crescimento segue em todo o globo. A Uber, por exemplo, divulgou que o seu ramo de entrega de comidas, Uber Eats, registrou um aumento de 224% no mundo no quarto trimestre de 2020.

“A versatilidade e a operação enxuta fazem desse formato uma excelente opção para aqueles que não querem ou não podem investir muito para começar uma franquia. Na modalidade dark kitchen é possível economizar cerca de 40% na implantação e reduzir os custos fixos, uma vez que há diminuição no número de funcionários e em outras despesas mensais”, explicou Fred Henrique, especialista em expansão de franquias.

Para 2022, a expectativa é que essa tendência continue em alta e se consolide no mercado.

Para conhecer mais sobre a franquia Frango Frito D’Oeste e saber como se tornar um franqueado, entre em contato através do Instagram da empresa: www.instagram.com/frangodoeste ou pelo WhatsApp (49) 9186-8764.

Redação ClickItatiba

Portal de variedades e cobertura de eventos de Itatiba e região, no ar desde 2004 e ainda Culinária, Comportamento, Turismo, Cultura, Música.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.