Notícias Corporativas

Mais executivos do setor bancário veem as fintechs como parceiras

Em uma pesquisa global com 300 executivos C-Level do setor bancário, 54% disseram que suas instituições financeiras enfrentaram maior concorrência de alternativas digitais nos últimos três anos. No entanto, esses executivos também indicaram que estão mais bem posicionados para competir. Notavelmente, 84% dos entrevistados relataram que possuem, em certa medida ou mais, as ferramentas tecnológicas necessárias para criar novos produtos e serviços digitais. A pesquisa foi realizada para um novo relatório do Economist Impact, “Threat assessment 2022: digital competition in global finance”, encomendado pela WSO2, líder em tecnologia de transformação digital.

Além de analisar o cenário competitivo, o relatório examina como as instituições bancárias estão lidando com a mudança cultural, adotando habilidades digitais e confiando na tecnologia para obter uma vantagem competitiva. O relatório completo está disponível aqui.

“Todos os sinais no relatório Economist Impact apontam para instituições financeiras estabelecidas enfrentando com sucesso o desafio digital”, disse Eric Newcomer, CTO da WSO2. ”A maioria dos entrevistados da pesquisa afirma ter as ferramentas necessárias, estar culturalmente pronto e ter o talento necessário para criar novos produtos e serviços digitais, o que para mim representa uma mudança significativa na dinâmica do setor. ” 

Bancos na América Latina à altura do desafio da competição digital 

O relatório mostra que as instituições financeiras estão encontrando maneiras para enfrentar a crescente concorrência digital. Na América Latina, 26,7% dos entrevistados disseram que estão incorporando uma mudança de cultura de transformação digital em suas empresas, superando o registro de 20,3% dos demais entrevistados. 

Esta mudança também afeta a maneira como os serviços são disponibilizados. Entre as instituições financeiras da América Latina, 50% disseram que grande parte de seu atendimento a clientes é feito por meio de canais digitais (online ou por aplicativos móveis), versus 47% das respostas dos outros executivos na pesquisa. Além disso, 80% dos entrevistados preveem que grande ou a maior parte dos atendimentos a clientes serão feitos por meios digitais nos próximos dois anos, superando os 77% das respostas dos demais respondentes. 

“A América Latina tem um grande potencial de inovação digital em diversos setores e o bancário é um dos que mais rapidamente vem se atualizando, como vemos com o Open Finance. Esta mudança não é só tecnológica, mas também cultural e abre espaço para a criação de novos produtos e serviços, o que beneficia tanto as instituições quanto os clientes”, afirma Fernando Arditti, vice-presidente e gerente geral da WSO2 na América Latina.

Visão sobre a concorrência bancária está mudando

Ao mesmo tempo, o crescimento de novos participantes digitais no setor bancário está mudando a visão de quem é um concorrente versus um parceiro em potencial. Entre os executivos entrevistados, 26% identificaram o aumento da concorrência de serviços bancários como serviço (BaaS) ou finanças incorporadas, como empresas não financeiras, incluindo empresas de tecnologia e provedores de telecomunicações, entre outros. 

Enquanto isso, apenas 12% dos entrevistados da pesquisa listaram o aumento da concorrência de empresas de tecnologia financeira (fintechs) – em forte contraste com o medo generalizado da concorrência das fintechs apenas alguns anos atrás. Notavelmente, o relatório Economist Impact cita um relatório de 2021 da consultoria bancária Cornerstone Advisors, que descobriu que 48% dos bancos pesquisados fizeram parceria com startups de fintech nos últimos três anos. 

“A intensa concorrência enfrentada pelos bancos está levando a uma colaboração digital sem precedentes”, disse Seshika Fernando, vice-presidente de serviços bancários e financeiros do WSO2. “Os bancos antes protegiam zelosamente seus dados em sistemas proprietários para aumentar seus clientes e compartilhamento de receita. Hoje, eles estão acelerando seu crescimento fazendo parcerias com fintechs para adicionar novos serviços, incorporando soluções de serviços bancários em ofertas de varejo online e aproveitando os insights de agências com experiência em big data.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.