Notícias Corporativas

Clean beauty: especialista comenta sobre beleza sustentável

A sustentabilidade se tornou um ponto crucial no mundo da beleza. O conceito de “clean beauty” ainda é novo, mas já vem fazendo sucesso entre os consumidores. Um exemplo do aumento do interesse por esse tipo de cosmético é o relatório de tendências da ABIHPEC e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o qual aponta que 41% dos brasileiros têm interesse em maior variedade de produtos de beleza e cuidados pessoais com ingredientes de origem natural.

Sabrina Rosa, presidente da De Sirius, empresa criadora de uma linha de produtos veganos, à base de ingredientes de origem amazônica, comenta sobre o impacto que essa tendência poderá causar no futuro. “O conceito de clean beauty (em protuguês, beleza limpa) refere-se a produtos que não prejudicam o corpo nem o planeta. Ou seja,  produtos veganos (livres de qualquer elemento de origem animal) e cruelty-free (sem testes em animais), fabricados majoritariamente com ingredientes naturais”.

Além disso, a especialista destaca que, para ser categorizado dessa forma, é preciso que os cosméticos sejam desenvolvidos com segurança em toda a cadeia de produção, focando na qualidade, além da origem dos ingredientes. “A ideia de clean beauty é, não somente cuidar da saúde do planeta, mas das pessoas. Assim, os cosméticos também não devem conter ativos que podem causar alterações hormonais, irritação cutânea ou alergias”.

A tendência já mostra seus efeitos na economia. Segundo relatório do British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve atingir 17 bilhões de libras em 2024 (cerca de R$ 127 bilhões). Além disso, de acordo com a consultoria Grand View Research, a venda de produtos de beleza orgânicos deve atingir US$ 25,11 bilhões até 2025 (cerca de R$ 136 bilhões). No Brasil, o mercado de cosméticos naturais já movimenta cerca de R$ 3 bilhões por ano.

Para Sabrina, o conceito de clean beauty deve continuar crescendo cada vez mais no mundo todo, tanto na economia, quanto no meio-ambiente. “O conceito de clean beauty veio para suprir as necessidades dos consumidores preocupados com a própria saúde e com a natureza, além de incentivar o consumo consciente em outros públicos que ainda não estavam familiarizados com o movimento. Essa tendência deve ter um impacto positivo no mundo todo, ainda mais no cenário atual de preocupação com o aquecimento global”, destaca.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.