Notícias Corporativas

Copa influencia comportamento do consumidor e vendas

Karrai

O campeonato mundial, realizado este ano em uma época diferente dos eventos anteriores, trouxe uma mudança no cenário econômico, coincidindo com datas importantes para o comércio como Black Friday e Natal. Na pesquisa Consumo de Futebol no Brasil, realizada pela Toluna, 57% dos respondentes afirmaram que as dificuldades impostas pelo momento econômico do país irão comprometer o fluxo de consumo durante o período da Copa.

Já a Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI mostrou, por exemplo, que na metade do ano, 9 em cada 10 entrevistados pretendiam acompanhar o campeonato e 95% das pessoas torceriam pelo Brasil. A pesquisa evidenciou ainda o grande ecossistema de comportamento e consumo que se cria no momento da competição. Para ver os jogos, as pessoas planejavam comprar alimentos (54%), inclusive por meio de aplicativos de delivery (30%), comprar bebidas alcoólicas (32%) e se vestir à caráter (23%).

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR), Paulo Nauiack, é importante aproveitar as oportunidades para formular estratégias de venda em momentos como este. “O Mundial é um importante propulsor para as vendas, mas é preciso observar fatores que podem fazer com que os consumidores controlem os gastos, especialmente nesta Copa”, diz. 

Para o administrador de empresas e professor do IBMEC e da Fundação de Estudos Sociais do Paraná, Pedro Salanek, essa relação entre a Copa do Mundo e as vendas tem a ver com o próprio vínculo que os brasileiros têm com o futebol. “A Copa nos mobiliza mais do que as Olimpíadas, por exemplo, por existir essa paixão nacional pela modalidade”, diz. 

O ex-jogador do Athletico Paranaense e atual mentor de atletas Carlos Augusto Bertoldi, o Ticão, corrobora o fato de que a relação entre o campeonato e a movimentação do mercado também é justificada, em partes, pelo grande apelo emocional que o futebol tem para o brasileiro. “Hoje, com os estudos de neuromarketing, sabemos que as vendas são muito emocionais também”, complementa. Segundo Salanek, a expectativa é ter cerca de 60 milhões de pessoas consumindo nesse período, o que corresponde a pouco mais de 25% da população brasileira, movimentando aproximadamente R$ 20 bilhões na economia. 

O sócio de uma loja de artigos para festas, Isac Nudelman, observou um aumento na procura de produtos relacionados à Copa antes mesmo do início dos jogos. “Estimamos que teremos um aumento de 20%”, avalia. A tendência para quem vende é que seja um final de ano positivo para as vendas. “Estamos num momento em que as emoções estão afloradas e isso é bem positivo para o mercado. É importante saber aproveitar”, sugere o ex-jogador Ticão.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Enable Notifications OK Não obrigado.