Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, muitas pessoas se perguntam o que é isso e outras, nem sequer ouviram falar. Essa é uma especialidade relativamente desconhecida, na verdade, em alguns casos quem conhece é somente quem já precisou passar por algum processo na face.
Essa, é uma especialidade odontológica, para se especializar nessa área o profissional precisa ter feito 5 anos de odontologia e, depois, selecionar uma especialização, como uma residência na área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.
A especialização em média são dois anos e a residência são três anos de dedicação exclusiva em hospital.
Agora vamos entender melhor o significado deste nome. O “buco” significa boca e “maxilo” são os maxilares, e “facial”, como o próprio nome diz, é a face.
Os profissionais nessa especialização fazem tanto cirurgias em ambientes hospitalares, quanto operações em consultório, como por exemplo, o enxerto de osso para implante de dente.
O que é o trauma facial?
O trauma ou traumatologia bucomaxilofacial é toda agressão causada ao organismo advindo de uma energia externa, uma pancada, uma queimadura, uma agressão e assim por diante. Em relação às faces, esses traumas são complexos e múltiplos, porque ela é composta por muitas estruturas, sendo algumas delas os ossos, cartilagens e ligamentos.
Ela pode ser sede de uma série de agressões físicas, em relação ao paciente que é traumatizado é extremamente importante que ele seja abordado por um cirurgião buco-maxilo facial, a partir daí o tratamento é desenhado, podendo ser imediato, como no caso de uma fratura.
Nessa situação, essa fratura precisa ser estabilizada, fixada, geralmente com miniplacas e parafusos, podendo reparar esse tecido com uma sutura, fazer um retalho, reconstruir uma estrutura perdida, há a possibilidade de abordar a traumatologia bucomaxilofacial de maneira subsequente.
Sendo assim, o especialista poderá primeiro fazer uma parte inicial garantindo a via aérea, reparando um osso e mais para frente, ele pode fazer uma plástica reconstrutiva.
Em um segundo momento, cabe um profissional desenhar da melhor maneira de acordo a situação do paciente, e com isso é possível analisar se talvez ele vá precisar de um tratamento ortodôntico, ou até mesmo uma dental prótese, por exemplo.
Quais cirurgias são realizadas nesta área?
As cirurgias em ambientes hospitalares são mais complexas, principalmente aquelas de traumas de face, quando a pessoa passa por algum tipos de fraturas em sua face, por exemplo:
- Fratura da testa;
- Fratura do osso que fica em volta do olho;
- Fratura do zigoma (maçã do rosto);
- Fratura da maxila;
- Fratura da mandíbula;
- Retirada de cistos.
Sempre quando tiver alguma fratura desses ossos da face, quem faz a cirurgia para a correção da fratura é o cirurgião bucomaxilofacial.
Outra cirurgia de ambiente hospitalar que é bem conhecida, é a cirurgia ortognática que serve para fazer a correção da face.
Isso é, quando o paciente tem alguma alteração de crescimento da maxila ou da mandíbula que ele fica com o queixo muito para frente, e é possível corrigir com essa cirurgia. O tratamento é feito junto com o aparelho ortodôntico transparente, mas só ele não dá para corrigir.
Outra cirurgia que é feita em ambiente hospitalar é a cirurgia de pacientes fissurado, quando o paciente possui a fissura palatina (conhecida como fenda labial) que é uma deficiência de nascença, o cirurgião buco-maxilo facial é quem faz o enxerto no céu da boca e na região onde os dentes vão nascer.
Vale ressaltar que esse tipo de cirurgião também faz a remoção de alguns tumores e ele realiza implantes dentários, principalmente naqueles pacientes que possuem necessidade específicas, trabalhando sempre junto com o dentista especialista em implante.
Isso acontece porque os diferentes segmentos dentro da odontologia podem se complementar, assim unindo tratamentos para diversos problemas e os resolvendo com eficiência.
Como essa cirurgia pode te ajudar?
Esse profissional tem grande importância na vida dos pacientes, tanto nos hospitais, em serviços maiores, quanto em clínicas de dentistas, seja somente para indicar prótese fixa preço.
É extremamente importante a presença desse cirurgião, porquanto, o índice de trauma facial é extremamente alto, as pessoas se acidentam muito, é importante que ele esteja sempre em pronto atendimento, seja hospital ou em clínica.
O especialista em bucomaxilo é extremamente fundamental, porque ele trata da face como podemos ter visto, fazendo com que o paciente não fique com tantas sequelas e consequências, fora que esse trabalho também pode ser muito importante para sua autoestima.
Um paciente que tenha simetria da face ou sofre um acidente, pode passar por alguns desacertos estéticos, mexendo com o seu psicológico. Então, além de ajudar o paciente de uma forma geral, o buco-maxilofacial também tem uma grande influência na parte psicológica.