Notícias Corporativas

IA facilita previsão analítica e prognóstico

Karrai

A IA já é utilizada por 50% das empresas brasileiras, de acordo com a pesquisa da KPMG Austrália, o que levou o Brasil ao “top 3” dos mercados emergentes que mais utilizam a inovação, logo atrás da China (74%) e Índia (66%).

Victoria Pimentel Nassif, especialista em BI (Business Inteligence), conta que as ferramentas de IA e ML (Machine Learning) podem ser usadas nas empresas do Brasil para a análise de dados e predição de resultados futuros.

A exemplo disso, Victoria cita a “análise preditiva”, que consiste no uso de dados históricos – dados de meses ou anos passados da empresa – para estudar e entender o comportamento, tanto da empresa, como do cliente e, assim, prever os acontecimentos futuros.

Outro critério que pode ser usado seria a Classificação. Essa, por sua vez, permite entender em que classe um determinado cliente pertence. Por Exemplo: um banco pode usar classificação para prever se um cliente é um bom ou mau pagador com base em informações como histórico de crédito, renda e idade, entre outros”, explica.

Além disso, prossegue, é possível utilizar “revisão de tendência de mercado”, “segmentação de clientes” e “modelagem financeira”.

Nassif observa que, para que uma empresa de marketing seja bem-sucedida em seus anúncios, são necessários: dados demográficos, comportamentais, interações anteriores do consumidor com a empresa ou  produto e uma previsão de demanda, entre outros fatores.

“Com uso de AI e ML,  você pode ter acesso a vários desses dados de forma prática, rápida e com um risco bem menor de erro”, orienta.

Ademais, a forma com que os maquinários da IA foram – e estão sendo – programados torna possível estudar e projetar esses dados para as empresas de uma forma muito mais rápida.

“Um marketing eficaz precisa atingir seu cliente no tempo certo, na hora certa, e precisa ser a pessoa certa, o que, na maioria das vezes, se torna um dos maiores pilares nesse desafio. O AI tem conseguido atingir com maestria a coleta desses dados”, afirma Nassif. 

A título de exemplo, a especialista em BI destaca que uma estratégia de marketing que pode ser feita através do uso de IA e ML é a personalização de recomendações de produtos. “Com base nos dados sobre o cliente, as ferramentas de IA e ML podem criar modelos preditivos para recomendar produtos relevantes para cada cliente individualmente”.

Para concluir, Nassif ressalta que a implementação de uma estratégia de personalização de recomendações requer uma infraestrutura de dados robusta e algoritmos de IA e ML adequados. “Por fim, é fundamental considerar as regulamentações de privacidade de dados e garantir a transparência e o consentimento do cliente para utilizar seus dados pessoais”, recomenda. 

Para mais informações, basta acessar: https://victorianassifbi.blogspot.com/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Enable Notifications OK Não obrigado.