Notícias Corporativas

Marketing digital e ciência de dados revolucionam o mercado imobiliário

Karrai

Desde a pandemia de Covid-19, que paralisou os negócios, as empresas precisaram digitalizar seus processos para seguir faturando. Mesmo o mercado imobiliário, que tem como característica-base os encontros presenciais e visitas, precisou se reinventar. O tradicional aperto de mão para selar negócios foi substituído por chamadas de vídeo, conversas por chats  e contratos digitais.

A solução encontrada por muitas imobiliárias e construtoras, para seguir vendendo, foi o marketing digital. Como resultado, diversas empresas cresceram de forma significativa durante a pandemia. Esse foi o caso da  Urban Company, imobiliária de Porto Alegre, que saiu de um valor geral de vendas (VGV) de R$ 24 milhões anuais para mais de R$ 234 milhões anuais, comparando antes e após a pandemia. 

A empresa registrou um crescimento de quase dez vezes mais na sua receita, segundo Babiton Espindola, CEO da imobiliária. “Sem a possibilidade do encontro presencial no dia a dia, apostamos em estratégias de conteúdos e anúncios online, além de fotos profissionais e vídeos de imóveis”, explica.

Babiton ainda ressalta que “mesmo no auge da pandemia, recebemos contato de clientes interessados. Nossos corretores realizavam visitas por vídeo chamada e enviavam contratos digitais. Essa cultura permaneceu na imobiliária após o fim das restrições sanitárias, pois funcionou bem.”.

A imobiliária porto-alegrense investiu em marketing digital por necessidade, mas percebeu nesse espaço uma possibilidade de crescimento. Com os investimentos no mundo online, se tornou possível ampliar sua carteira de clientes e sua base de atuação geográfica, conquistando mais valor no mercado.

Pandemia transforma o mercado imobiliário

De acordo com uma pesquisa do Grupo Zap, realizada em junho de 2020, o mercado imobiliário registrou aumento de 56% no uso de fotos profissionais dos imóveis; de 51% no uso de chamadas de vídeo para atendimentos de corretores; e de 47%  no uso de vídeos para vendas. Os padrões adotados como solução no período de isolamento social seguem sendo utilizados até os dias de hoje.

Para especialistas do segmento imobiliário, o futuro está em explorar experiências imersivas dentro dos imóveis, utilizando ferramentas de tour virtual.  Essa tecnologia de visitas online permite que, através da captura de imagens em 360° de imóveis prontos ou projetados, os clientes possam observar cada detalhe do espaço. A solução pode vir a substituir as visitas presenciais, segundo entrevistados pelo Grupo Zap.

Conforme Babiton, atualmente a empresa também aposta em ferramentas de inteligência artificial que auxiliam os corretores no trabalho. “Quando a concorrência no meio digital aumentou, buscamos implementar a ciência de dados. Assim, diminuímos os custos no ambiente online e entregamos potenciais clientes mais assertivos aos corretores, sabendo em que etapa da jornada de compra cada um está”, reitera o CEO. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Enable Notifications OK Não obrigado.