Notícias Corporativas

Mais de meio milhão de empresas são fechadas nos primeiros 4 meses do ano

Karrai

O Mapa das Empresas, boletim elaborado pelo Ministério da Economia e divulgado na primeira semana de julho, mostra que nos primeiros quatro meses do ano foram criadas no Brasil mais de 1,3 milhão de empresas. Entretanto, apesar do saldo positivo, mais de meio milhão, mais especificamente 541.884 empresas, foram fechadas no mesmo período.

Segundo os dados, 99% dos novos negócios abertos são de micro e pequenas empresas. De acordo com o Ministério, a facilidade em abrir uma nova empresa é um dos fatores que tem incentivado o registro de novos negócios. O tempo de abertura foi, em média, de 1 dia e 16 horas. Até o fim do ano, o governo estima que esse tempo para o registro de um novo negócio deve diminuir para um dia.

A facilidade em abrir uma empresa, no entanto, não significa que a gestão do negócio também será facilitada. Para não figurar entre os números de empreendimentos fadados a fechar as portas, é preciso estar atento a vários fatores. Um deles, segundo o administrador de empresas Gustavo Henrique Ferri da Silva, é o acompanhamento de indicadores de desempenho, que ajudam a medir os resultados e minimizar erros.

“Indicadores de Desempenho são ferramentas de coleta e análise de dados dos processos executados na rotina de trabalho de uma organização, e fornecem os resultados das atividades decorrentes. Estes resultados salientam os números positivos ou negativos que dão margem ao que está tendo um bom desempenho e ao que precisa ser retificado”, explica.

Silva completa que os indicadores se dividem em vários segmentos, que mostram ao gestor dados a respeito das áreas financeiras, de qualidade, produtividade e outras. Essas informações são essenciais para um melhor controle e monitoramento, sendo capazes de influenciar diretamente na tomada de decisões da empresa.

“Os segmentos mais comuns de indicadores são, por exemplo, os Indicadores de Qualidade, que estão diretamente ligados à satisfação dos clientes. Já os Indicadores de Produtividade tratam sobre os recursos, processos e utilização da matéria-prima na área da produção. Outro popular exemplo é o indicador de capacidade, que mede quanto tempo leva para conseguirmos produzir determinada quantia de produtos desejados”, reforça o profissional, que tem 11 anos de experiência em Administração de Empresas.

Baixo custo – Gustavo Ferri da Silva comenta que existem indicadores de desempenho dos mais simples e aos mais sofisticados e sua implementação é flexível, podendo ser aplicados em diversos ramos da atividade desenvolvida pelas empresas. Além disso, o custo de implementação pode ser de acordo com as necessidades do negócio.

“Apesar do que a maioria dos empresários acredita, a implementação não exige um alto custo de investimento e nem um alto nível de conhecimento, podendo ser executados com sucesso usando apenas planilhas do Excel. O mais importante nesse processo é definir com clareza as metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo. A partir desses conceitos é que o empresário poderá escolher quais serão os indicadores de desempenho que serão mais eficazes para fazer as devidas mediações necessárias”, informa.

Mulheres respondem por 40% dos novos pequenos negócios

O último boletim Mapa das Empresas mostrou que dos 99% de novas microempresas abertas, mais 40% são comandadas por mulheres, que aderirem ao regime de microempreendedoras individuais. Pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian mostrou que 40% das novas empreendedoras no Brasil afirmam que o principal fator que as encorajam a abrir um negócio é conquistar a independência financeira.  Quando questionadas se já conquistaram esse objetivo, 55% das entrevistadas afirmaram que sim.

Em segundo lugar, com 29% das respostas, está a flexibilidade de tempo como motivo encorajador. Outros motivos elencados pelas entrevistadas são: fazer o que se acredita (24%), ter renda complementar (21%), ganhar mais (20%), sempre foi o sonho (18%), ficou desempregada (18%), mudar de carreira (9%), herdou um negócio (7%) e mudança de cidade (4%).

De acordo com a Serasa, o estudo relevou que 57% das empreendedoras brasileiras afirmaram ter a renda totalmente proveniente do próprio negócio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Enable Notifications OK Não obrigado.