Desde o início do ano pandêmico, a procura por procedimentos estéticos odontológicos tem crescido em todo país. Isso é muito atribuído ao fato de estarem passando mais tempo em casa e terem a oportunidade de realizar uma recuperação e revitalização completa.
Imagem: Halayalex - br.freepik
No entanto, essa é uma tendência que já tem ganhado o gosto dos brasileiros há algum tempo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a busca por esse tipo de intervenção cresceu mais de 300% nos três anos anteriores à pandemia.
E a principal causa para esse fenômeno pode ser explicado com a popularização das redes sociais e o consequente aumento da preocupação com a beleza do sorriso, bem como dos impactos que ela tem no rosto como um todo.
Afinal, o surgimento de problemas como o escurecimento dos dentes, o posicionamento inadequado da mordida e as doenças bucais que afetam a estética da arcada dentária, são capazes de afetar diretamente a autoestima e qualidade de vida dos pacientes.
Como a odontologia tem viabilizado um aperfeiçoamento do sorriso
Neste contexto, a procura por intervenções odontológicas deixou de ser uma exclusividade para os quadros relacionados à saúde e integridade dos dentes e se popularizou, também, para as ações de melhoria cosmética do sorriso.
O avanço tecnológico, que tem tomado conta do setor odontológico, tem ajudado muito no desenvolvimento de tratamentos mais modernos que permitem uma remodelagem completa da estética dos dentes e uma melhora importante na imagem dos pacientes.
Assim, com o auxílio de ferramentas que pertencem à robótica ou à ciência da computação – como a impressão 3D e a Inteligência Artificial –, os dentistas têm podido oferecer tratamentos mais assertivos que corrigem:
- Espaçamento exagerado entre os dentes;
- Apinhamento dentário;
- Dentes tortos;
- Fraturas ou trincos no esmalte;
- Encaixe inadequado da mordida;
- Manchas ou escurecimento dental, entre outros.
Além dos benefícios cosméticos, esses tratamentos também viabilizam um aperfeiçoamento da saúde bucal e ainda proporcionam uma melhora importante no bem-estar e na autoconfiança das pessoas.
Procedimentos estéticos que prometem bombar em 2022
Quando falamos de beleza dos dentes, também estamos incluindo o impacto que essas intervenções podem ter na harmonia de todo o rosto e na simetria do sorriso. Por isso, os tratamentos odontológicos estéticos podem ser locais e simples ou mais abrangentes.
Assim, a oferta de procedimentos é bastante vasta e pode ser feita por pacientes das mais variadas faixas etárias. Entre as intervenções que mais prometem ser realizadas em 2022, temos:
Clareamento dental
Atualmente, o clareamento dos dentes é uma das intervenções mais recorrentes entre os pacientes. Isso se dá por alguns motivos: primeiro por ser um procedimento completamente não invasivo, seguro, com efeitos imediatos e ainda altamente acessível.
Através do uso de um gel de peróxido de hidrogênio ou de carbamida, os dentistas são capazes de destruir as moléculas de pigmento que ficam acumuladas no esmalte dentário durante a alimentação.
Através do clareamento dental, o paciente pode desfrutar de um sorriso mais branco e brilhante.
Alongamento do dente
O tamanho incompatível entre as unidades dentárias é um motivo recorrente de reclamação entre as pessoas. Nestes casos, com o auxílio das facetas de porcelana antes e depois, os profissionais corrigem essa diferença e ainda melhoram o formato das unidades dentais.
Sendo confeccionada artesanalmente em porcelana ou resina, as facetas dentais funcionam como uma capa que cobrirá os dentes, melhorando a cor, tamanho, formato e vários outros problemas que possam estar comprometendo a harmonia do sorriso.
Desta forma, é possível melhorar a aparência de toda a face e causar um impacto muito positivo na autoestima das pessoas.
Lente de contato dental
Sendo uma evolução da faceta dente, as lentes de contato dentais contam com uma tecnologia mais avançada que torna esse procedimento mais eficiente, menos invasivo e com um aspecto ainda mais natural.
Isso porque, a lente de contato também é confeccionada com porcelana ou resina, mas a partir de uma impressora 3D. Assim, essas lâminas são extrafinas – medindo entre 0,3 e 0,5mm –, resistentes e em muitos casos não exigem nenhum desgaste dos dentes originais.
A lente de contato dental de resina é feita sob medida para cada paciente e pode durar entre 10 e 15 anos.
Gengivoplastia
Muitas vezes o excesso de gengiva ou a falta deste tecido pode causar bastante desconforto na hora de sorrir ou falar em público. Em decorrência dos avanços tecnológicos na odontologia, esse é um problema que também pode ser facilmente resolvido.
A gengivoplastia, ou plástica gengival, é uma intervenção cirúrgica para remoção do tecido excedente da gengiva, remodelando o formato dos dentes e reposicionando a linha gengival. Esse procedimento também pode ser utilizado no caso de retração dos tecidos.
Assim, o cirurgião-dentista é capaz de fazer o enxerto, cobrindo as áreas em que o tecido radicular dos dentes está à mostra. Os resultados tendem a ser incríveis, deixando os pacientes muito satisfeitos.
Tratamento ortodôntico
O uso do aparelho ortodôntico transparente ou dos acessórios dentais mais tradicionais é bastante comum entre a população mais jovem. Desta forma, esse procedimento tem ganhado cada vez mais popularidade entre os pacientes com 30 anos ou mais.
Isso porque o uso desses dispositivos é capaz de proporcionar a correção da formação estrutural da arcada dentária e dos ossos faciais, melhorando a disposição dos dentes, o encaixe da mordida e a posição do maxilar.
A criação do aparelho dental invisível tornou esse tratamento esteticamente mais atraente para os adultos e muito mais eficiente, reduzindo o tempo total da intervenção e tornando o processo mais preciso e eficiente.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.