Apenas no Brasil, estima-se que afete até 150 mil pessoas por ano. É comum em bebês, que normalmente tem um sistema imunológico mais frágil. Porém também pode aparecer em jovens e adultos que estejam com o sistema imunológico enfraquecido.
Como ela surge?
A Candida albicans habita a pele humana, e normalmente convivemos muito bem com ela, sem impactos para nossa vida cotidiana e para nossa saúde.
Contudo, quando o sistema imunológico está enfraquecido, pode haver um desequilíbrio e a quantidade de bactérias aumenta bastante, levando ao aparecimento de sintomas.
Diversos outros problemas podem levar ao aparecimento da candidíase oral.
Entre as possibilidades estão a deficiência de nutrientes ou excesso de carboidratos na alimentação, doenças endócrinas, do sangue, do sistema imunológico, boca seca, uso de certos medicamentos, e o uso de drogas, inclusive o tabagismo.
Algumas pessoas possuem o sistema imunológico mais frágil por natureza, estando elas mais suscetíveis a desenvolverem candidíase oral. São elas crianças, idosos e gestantes.
Os principais sintomas que aparecem incluem:
- Ardência na boca;
- Dor na boca;
- Formação de placa de aparência cremosa;
- Surgimento de aftas;
- Sensação semelhante à do algodão na região afetada.
Contudo, a candidíase oral é tratável e pode ter seus sintomas diminuídos gradativamente.
Como é feito o tratamento?
Primeiramente deve ser procurada ajuda médica especializada. Pode ser realizada por um dentista, por um clínico geral ou por um pediatra, caso o paciente seja uma criança.
O tratamento costuma ser iniciado com o uso de enxaguantes bucais antifúngicos e demora por volta de uma semana. Caso esse tratamento não tenha efeito, deve ser administrado antifúngicos através da via oral
Durante o tratamento da candidíase oral, é preciso dar certa atenção à saúde bucal. Alimentos que promovem a proliferação do fungo também devem ser evitados, como alimentos gordurosos ou ricos em açúcares.
Também não se esqueça da correta escovação com uma escova de cerdas macias três vezes ao dia e do uso de fio dental, preferencialmente antes de dormir.
Caso você utilize enxaguante bucal diariamente em sua limpeza oral, pergunte ao seu dentista se eles podem ser conciliados com produtos específicos para o tratamento de candidíase oral ao iniciar o tratamento.
Visitando um dentista, é possível ter um diagnóstico e receber orientação para o tratamento, além de ser um momento oportuno para cuidar da saúde e da estética oral.
É possível realizar um clareamento dental, fazer limpeza de rotina e avaliar como um todo como anda a saúde bucal.
Um tratamento natural que pode ser realizado em conjunto com o medicamentoso, é tomar chá de poejo. O poejo auxilia no controle dos fungos que se proliferam e causam a candidíase.
Porém é sempre importante seguir o conselho do seu profissional médico, seja um dentista ou um clínico geral. Um tratamento incompleto pode levar ao desenvolvimento de complicações mais sérias a longo prazo.
Um sorriso bonito é essencial para uma boa autoestima e para nossa saúde mental. Dessa maneira, tratar da estética de nossos dentes pode ter impactos para além de nossa saúde bucal.
Caso esteja com os dentes lascados ou desnivelados, existe a faceta em resina para deixá-los como novos. Se a dentição estiver bastante desalinhada, pode ser necessário o tratamento com um aparelho ortodôntico para levá-la à posição correta.
Para quem sente incômodo com os antigos aparelhos tradicionais e mais chamativos, ou para quem não gosta da aparência que eles deixam na boca, já existe um aparelho ortodôntico invisível que pode ser utilizado no tratamento.
Ter dentes faltando também pode contribuir para uma baixa autoestima. Além disso, pode também atrapalhar bastante a mastigação e a fala.
Em alguns casos, alguns dentes precisam ser removidos por questão de saúde, porém sempre é possível ir até uma clínica de um dentista de confiança para realizar um implante de dente.
Se tratando de clareamento, existem algumas opções disponíveis no mercado. Há o tradicional, realizado em uma clínica dentária e também alguns kits que permitem fazer um clareamento no conforto de sua casa. Esse último geralmente é encontrado em farmácias.
Uma boa opção é pesquisar as diferenças entre esses dois tipos e ver qual se ajusta mais às suas necessidades. Se tratando de clareamento dental o preço pode variar bastante de acordo com o produto.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.