Notícias Corporativas

Estudo revela que 70% das startups saem do mercado após dois anos de vida

Karrai

O relatório “2021 Global Fintech Rankings”, divulgado no final de 2021, reconhece o Brasil como um dos grandes ecossistemas de fintechs do mundo, líder absoluto na América Latina. O estudo indica que, de 2015 a 2021, o número de startups financeiras brasileiras passou de 474 para 1.100. Esse avanço é confirmado por uma análise realizada pela Associação Brasileira de Startups (Abstartubs), divulgada no início de 2022, mostrando que o segmento de fintechs é o segundo maior do muito diversificado grupo de startups, contando com 5,96% de participação.

A análise destaca, ainda, que a presença das fintechs vai além das empresas com perfil de startups. Os grandes bancos brasileiros estão tentando aprender com as fintechs, seja pela aquisição de empresas, seja pela criação de unidades puramente digitais e muito inovadoras dentro de sua própria organização.

O resultado deste quadro é que, segundo a empresa de análise de mercado Market Data Forecast, fintechs de todo o mundo faturarão 324 bilhões de dólares até 2026.

Um contraponto deste cenário é o estudo “The Top 12 Reasons Why Startups Fail”, da CBInsights, publicado no segundo trimestre de 2021, que mostra que cerca de 90% das startups saem do mercado. O maior grupo – 70% – fecha as portas no período entre 2 e 5 anos de existência.

Para Luis Arís, gerente de desenvolvimento de negócios da Paessler LATAM, o grande desafio para as fintechs brasileiras, em 2022, é equilibrar inovação e maturidade digital. “As fintechs lideram a inovação de negócios e de processos financeiros da economia brasileira e, o estudo da CBInsights, deixou claro que a pandemia e o Open Banking aceleraram ainda mais o surgimento de fintechs no Brasil, no entanto, o relatório alertou que nem todas, porém, irão sobreviver se não atingirem o equilíbrio entre inovação e maturidade digital”, explica Arís.

Para o executivo da Paessler, dados como estes indicam que o impulso criativo e financeiro de empreendedores consegue, de fato, criar uma nova fintech, mas o sucesso a longo prazo da empresa depende, porém, da conquista da maturidade em várias frentes, da saúde financeira à confiabilidade da infraestrutura digital.

Arís ressalta que o Brasil já conta, porém, com fintechs que se destacam pela maturidade de seus ambientes digitais. São empresas que compreendem que a aplicação é o centro de seus negócios e que a User Experience oferecida ao cliente tem de ser garantida a todo custo. “Isso é algo essencial para evitar prejuízos e sustentar o crescimento do setor”, afirma Luis, da Paessler.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Enable Notifications OK Não obrigado.