Notícias Corporativas

Setor de educação também deve investir em marketing, diz empresária

Karrai

O Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking de países que mais realizam investimentos digitais, depois da China, conforme indicativos da Agency Scope. De forma síncrona, de acordo com a Pesquisa Marketing Visão 360º, 90% de todas as empresas do mundo investem em marketing digital e a maior parte delas é brasileira.

O estudo também revela que mais da metade (54%) das empresas que entendem que o marketing digital é indispensável são de pequeno porte, com até 99 funcionários. Entre os negócios entrevistados, a maioria prefere terceirizar a atividade para especialistas e agências.

Marianna Rodrigues, sócia-fundadora da Sala dos Profes – empresa que atua com tecnologia para educação e consultoria de negócio para professores empreendedores -, conta que há diversas ferramentas e estratégias do marketing para o setor de educação, que também deve investir esforços em marketing, assim como empresas de outros ramos.

“Para instituições de ensino de médio e grande portes, eu diria que estratégias de inbound marketing – que, de maneira resumida, é o processo de estratégias digitais que atraem, convertem, fecham negócios e fidelizam clientes baseada em um funil de vendas – funcionam a médio e longo prazos”, afirma. “Para essas etapas, é interessante apostar em blogs, inscrição em mailing e envio de oferta e convite, nessa ordem, por exemplo”, detalha.

Para as mesmas instituições, segundo Mari Rodrigues, é interessante apostar em estratégias omnichannel, que consistem na integração de canais.

“Agora, para instituições de ensino de quaisquer portes ou professores autônomos, a construção de comunidades engajadas nas redes sociais e produção de conteúdo para personas e públicos bem definidos é a melhor forma de comunicar sobre os valores, o cotidiano, como é a vida do aluno que estuda na instituição, bem como usar as redes para ensinar e gerar conteúdo e relacionamento de valor. Se puder investir em tráfego pago, os resultados tendem a ser mais rápidos”, ressalta.

Marketing na educação deve captar e manter atenção

Sue Ruggeri Cons, especialista em educação e diretora de operações da Sala dos Profes, acredita que as instituições de ensino ou professores autônomos que apostam em marketing estão investindo no relacionamento diário com alunos e famílias e, principalmente, na construção de uma comunidade engajada. Assim, o marketing no setor da educação não serve apenas ao propósito de captar novos alunos, mas de manter relacionamento com os já alunos e com aqueles que se identificam com o negócio.

“Eu diria que a principal peculiaridade do marketing na educação é que, sendo a educação um setor essencial à vida em sociedade, não se trata de um mercado sazonal, embora tenha pico na época de matrículas. A educação sempre será necessária e todos querem a melhor educação possível”, analisa.

Nas palavras de Sue R. Cons, o marketing na educação evoluiu nos últimos anos e deixou de ser uma ferramenta voltada somente para a venda que alcança o cliente externo à instituição para se tornar uma estratégia que permite visualizar o aluno como cliente interno. E, nesta posição, o estudante deve ser cativado, pois aprende melhor quando seus interesses são levados em consideração, ao se preparar um ambiente para recebê-lo, bem como aulas que englobam aquilo que o atrai.

“Focando na experiência do aluno, o educador pode utilizar estratégias que foram elaboradas inicialmente para o marketing e que trazem para o ambiente de sala de aula uma experiência voltada para o ser humano e que leva em consideração o indivíduo único e diferente”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: http://saladosprofes.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Enable Notifications OK Não obrigado.