Notícias Corporativas

Empresas ampliam seu papel na capacitação de profissionais da área de tecnologia

Karrai

Sendo a tecnologia um segmento com diversas mudanças e avanços diários, a capacitação de profissionais – principalmente na área de Tecnologia da Informação (TI) – se tornou um dos principais desafios atuais. Segundo a pesquisa “Agenda 2022”, da consultoria Deloitte, com as empresas tendo que acelerar seu processo de digitalização por causa da pandemia, a prioridade dos investimentos nos próximos anos será a qualificação da mão de obra. 

O estudo aponta que 90% das companhias – que faturaram R$ 2,9 trilhões até o fim do terceiro trimestre de 2021 – pretendem investir no treinamento e na formação de funcionários ainda neste ano. “É fato que os últimos dois anos foram cruciais para o avanço tecnológico nas empresas. Do trabalho e das compras online até a movimentação de grandes corporações – que expandiram seus negócios para diferentes regiões –, segmentos como edge computing, data center, data analytics e muitos outros se fortaleceram”, explica Kenia Paim, diretora de Vendas da unidade de Secure Power na Schneider Electric Brasil.

De acordo com uma projeção feita pela Softex, organização social voltada ao fomento da área de TI do projeto TechDev Paraná, somente para o segmento de TI foi prevista uma escassez de profissionais que vai ultrapassar 400 mil postos de trabalho até o fim deste ano.

Por isso, segundo Kenia Paim, na área tecnológica, se tornou comum nos últimos anos trazer para o Brasil profissionais especializados de outros países. Isso porque, como os treinamentos demandam tempo, esperar pela formação de profissionais levaria a períodos com baixa ou nenhuma produtividade. Entretanto, a executiva explica que, com as questões de Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) se fortalecendo cada vez mais, esse pensamento tem se tornado obsoleto.

No Brasil, atualmente, há cerca de 12 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme a pesquisa atualizada em março. “Esse número nos ajuda a entender a importância das corporações no desenvolvimento social e na responsabilidade, no sentido de fomentar e economia local com oportunidades que tragam conhecimento e especialização”, afirma Kenia.

Para ela, além de impactar positivamente os negócios, investir nesse tipo de iniciativa possibilita um movimento gradativo e expansivo. Ao criar oportunidades na educação e especialização, as empresas não beneficiam somente a si mesmas, mas impulsionam seus fornecedores, clientes e rede de parceiros a fazer o mesmo. “Isso aumenta a geração de vagas, projetos e melhora a qualidade dos serviços, além de, claro, promover bem-estar social.”

A executiva aponta que, ao oferecer treinamentos e especializações, as empresas conseguem abrir a primeira porta para, então, iniciar ações que promovam diversidade e inclusão, o acolhimento, boas remunerações e planos de carreira. “Este é um ponto fundamental em qualquer negócio ou segmento existente hoje em dia. Por isso, as empresas têm olhado cada vez mais para educação, incluindo o tema em suas estratégias e orçamentos pensados para os próximos anos”, conclui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Enable Notifications OK Não obrigado.