Notícias Corporativas

Marketing digital é opção em tempos de crise, diz empresária

Karrai

Um estudo revelou que 90% de todas as empresas do mundo investem em marketing digital, e a maior parte delas é brasileira. Segundo a Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International, mais da metade (54%) das empresas que entendem que o marketing digital é indispensável são de pequeno porte, com até 99 funcionários. Entre os empreendimentos que foram alvo das entrevistas, a maioria prefere terceirizar a atividade para especialistas e agências.

Na visão de Renata Elmor – fundadora da Bsales – empresa que atua com marketing digital e vendas -, é importante investir na estratégia não apenas quando “tudo vai bem”, mas justamente no momento em que uma empresa está passando por uma crise.

“O marketing digital é uma das poucas formas de chegar a novos clientes em todo o território nacional sem custos altos de estrutura e vendedores. E o controle de custos faz muito a diferença na operação de um empreendimento”, afirma a empresária.

Em 2021, foram abertas 4.026.776 empresas no país, um avanço de 19,7% em relação ao ano anterior. Paralelamente, foram fechados 1.410.870 empreendimentos, uma alta de 34,6% em comparação ao ano precedente, segundo o levantamento “Mapa de Empresas – Boletim do 3º Quadrimestre/2021”, elaborado pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital; da Secretaria de Governo Digital; e do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração.

No 3º quadrimestre de 2021, foram fechadas 484.470 empresas, percentual 35,7% superior ao registrado no 3º quadrimestre de 2020, com uma leve recuperação de 0,4% em relação ao 2º quadrimestre.

Atenção ao marketing digital cresceu durante a pandemia

Devido à pandemia de Covid-19, muitos negócios tiveram que migrar seus comércios para o on-line e, por conta disso, o marketing digital tem crescido cada vez mais, observa Elmor. De fato, um levantamento da Visa Consulting & Analytics aponta que mais de 70 mil empresas entraram para o e-commerce desde o início da crise sanitária.

“A pandemia mostrou ao empresário brasileiro que o digital é possível, efetivo e necessário. Uma porta que se abriu, e que o consumidor gostou. As empresas que entraram no digital um pouco antes da pandemia sofreram menos com o lockdown. Algumas até aumentaram o seu faturamento”, afirma a especialista.

Em todo o mundo todo, prossegue, o digital já é uma realidade e toma cada vez mais espaço. “Nos Estados Unidos, os outlets – tão visitados por brasileiros – já não têm todos os produtos para venda nas lojas físicas. A maioria dos itens, só com compra on-line. No Brasil, a pandemia acelerou esse processo de digitalização – que é, hoje, um caminho sem volta”.

A afirmação de Elmor é corroborada por uma estimativa do relatório Global Payments Report: o comércio eletrônico mundial deve crescer 55,3% nos próximos três anos. A análise divulgada em março pela Worldpay from FIS projeta que as vendas do e-commerce no Brasil, por sua vez, devem avançar 95% até 2025. 

Segundo a fundadora da Bsales, uma empresa que não dá atenção ao departamento digital pode ter diversos prejuízos. “Empresas consolidadas, com muitos anos de operação, estão perdendo share de mercado para novos negócios, por causa do digital. E esse movimento vai se solidificar cada vez mais”, avalia. “Quem não entrar ‘para valer’ no digital, hoje, está com os dias contados em um futuro próximo”, complementa.

Para mais informações, basta acessar: https://www.bsales.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Enable Notifications OK Não obrigado.