Notícias Corporativas

Número de inadimplentes bate recorde segundo CNC

Karrai

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 79% dos lares brasileiros estavam endividados em agosto de 2022.

Além disso, a pesquisa mostra que 29,6% das famílias possuem atrasos nos pagamentos de contas de consumo ou dívidas. E mais, 10,8% dos que possuem dívidas acreditam que não será possível efetuar o pagamento e devem permanecer inadimplentes.

No varejo, 19,4% das famílias possuem dívidas em carnês e cartões das lojas. De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, isso acontece porque as famílias têm procurado alternativas ao cartão de crédito por conta da elevação dos juros.

As consequências da inadimplência são severas, principalmente para micro e pequenas empresas. “Essas empresas (PMEs) operam normalmente com o caixa apertado e não possuem profissionais especializados em cobrança”, explica Leonardo Assuane Duarte, fundador do Recuperador CRM, empresa que atua em sistemas para cobrança de dívidas.

“Boa parte das PMEs não prioriza a atividade de cobrança, uma vez que muitas estão trabalhando com equipes reduzidas, ou não possuem estrutura para tal. Imagine um psicólogo tendo que ligar para seus pacientes para cobrar as consultas atrasadas. É bastante inconveniente para o profissional”, pontua Leonardo.

Leonardo acrescenta que, diante das dificuldades encontradas na recuperação de crédito, algumas empresas têm buscado terceirizar a atividade de cobrança. Ele afirma que as empresas especializadas em cobrança atuam em três pilares: 

1 – Especialização

O foco exclusivo na atividade de cobrança. Os consultores de cobrança possuem expertise na atividade, incentivos, treinamento e mais motivação do que a equipe do financeiro das PMEs.

2 – Economia

Normalmente a remuneração das empresas de cobrança é um percentual sobre o sucesso da recuperação das dívidas, o que não gera custos extras para a empresa e pode até aumentar o fluxo de caixa.

3 – Melhor gestão do tempo da equipe

Assim como toda terceirização, ela visa ganhos de tempo na atividade, liberando a equipe para outras mais prioritárias.

Para concluir, o fundador do Recuperador CRM destaca que é necessário tomar alguns cuidados ao contratar uma empresa para atuar na cobrança. “Não basta apenas recuperar o valor devido, mas também, deve-se recuperar o cliente, para que ele volte a fazer negócios com a empresa. Para isso, é importante acompanhar a forma como a cobrança está sendo feita e sugerir ajustes, se for o caso”, recomenda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Enable Notifications OK Não obrigado.