SEO vs SEA: Saiba quais são as diferenças entre os tipos de otimização, custos envolvidos, dicas para tornar as estratégias mais eficientes, entre outros, para melhorar os resultados do site de sua empresa no mecanismo de busca.
A otimização natural e a otimização paga são duas abordagens de SEO (Search Engine Optimization) diferentes, mas que, em última análise, têm o mesmo objetivo: gerar tráfego máximo nos mecanismos de pesquisa.
SEO vs SEA: Quais são as diferenças entre os tipos de otimização?
A seguir, confira quais são as diferenças entre a otimização orgânica e paga:
O que é SEO?
A otimização para obter tráfego orgânico, também chamado de SEO (Search Engine Optimization), é utilizado para fazer com que as páginas de um site apareçam nos resultados orgânicos dos buscadores e principalmente do Google. O objetivo é trabalhar suas palavras-chave para se posicionar melhor nesses resultados e obter visibilidade de forma natural.
A particularidade do SEO é que os efeitos das ações realizadas só são sentidos após vários meses no tráfego, enquanto o Google indexar suas páginas e as compara com outras.
Entre estas ações destacam-se a otimização técnica (On-page e Off-page), backlinking, e sobretudo a produção de conteúdo textual de qualidade que é hoje um dos primeiros critérios de otimização.
O que é SEA?
Por outro lado, a otimização paga ou SEA (Search Engine Advertising) é definida pela compra de links patrocinados em espaços publicitários para se posicionar rapidamente em palavras-chave específicas.
O princípio da otimização paga é colocar o melhor lance nas palavras-chave que você está segmentando para ter a melhor chance de ser visível em relação aos seus concorrentes.
Existem vários tipos de campanhas de pesquisa paga:
A campanha “somente para pesquisa” em que os anúncios aparecem acima ou ao lado de outros resultados de pesquisa.
A campanha “somente exibição” em que os anúncios são exibidos em sites parceiros do Google, como o Youtube e outros sites que vendem espaço publicitário.
A campanha de “pesquisa com exibição seletiva”, consiste em uma combinação de campanha de pesquisa e exibição.
A otimização paga geralmente é uma escolha a ser considerada para preencher a lacuna no otimização natural. Em vez de esperar que o seu site esteja bem posicionado ou se ainda lhe falta notoriedade, a SEA é um método rápido e fácil para estar visível nos motores de busca.
Assim, você pode se posicionar muito rapidamente na primeira página de resultados do Google se escolher uma boa agência de SEA e tiver o orçamento adequado.
Vantagens e desvantagens de SEO e SEA
Ao contratar uma agência de SEO ou SEA, você também precisa ter em mente quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de otimização, a fim de decidir qual a melhor estratégia para o seu site atualmente:
Duração da campanha:
SEO leva um tempo para que seu trabalho comece a surtir efeito e mostrar resultados reais. Também requer manter esse trabalho de maneira sustentável e de longo prazo para continuar a aumentar nos resultados de pesquisa.
A otimização paga SEA requer um pouco de tempo de aprendizado, mas também para fazer testes A/B para melhorar suas conversões e saber se seu ROI é lucrativo ou não. Por outro lado, as campanhas geralmente têm vida curta e são renovadas regularmente.
Custos:
O custo do SEO é relativamente fixo, independente do volume de cliques, mas requer conhecimento de boas práticas e recursos para produzir conteúdo.
Campanhas pagas exigem muito dinheiro, especialmente em setores competitivos. Isso pode se tornar caro rapidamente em detrimento de outras ações de marketing que você poderia implementar.
Retorno do Investimento:
O retorno do investimento da otimização SEO continuará a durar no longo prazo. Os resultados serão visíveis muito depois do término do serviço de um consultor de SEO.
Por outro lado, o investimento em SEA tem resultados imediatos e pode gerar visitantes ao lançar um site novo no ar ou uma nova oferta.
Impacto:
Se o seu site aparecer nos resultados naturais, ele tenderá a inspirar mais confiança do que os links patrocinados. Assim que seu site obtiver uma boa classificação, sua marca será rapidamente bem percebida por seus clientes em potencial.
O tráfego pago costuma ser direcionado para páginas de vendas, o que significa que as pessoas que chegam ao site por esse canal têm mais chances de comprar do que aquelas que vieram por um link orgânico.
Atualizações do Google:
Quando se trata de SEO, muita coisa está fora de controle e seus concorrentes podem usar técnicas de SEO black hat (por sua conta e risco) para passar por você. Os algoritmos mudam regularmente, sendo cada vez mais rigorosos e os critérios de amanhã já não serão os mesmos de hoje.
No SEA, suas campanhas do Adwords têm pouco ou nenhum risco de serem afetadas pelas atualizações do algoritmo do Google. Isso garante um fluxo constante de visitantes, desde que você coloque a mão no bolso!
SEO e SEA: Qual é a melhor estratégia?
A melhor estratégia de SEO ou SEA depende da natureza e dos objetivos da sua empresa. Por exemplo, se você está tentando aumentar o tráfego orgânico para seu site, SEO pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você está tentando aumentar o volume de vendas de forma rápida, anúncios pagos se adequam melhor.
SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) é o processo de aumentar a qualidade e a quantidade do tráfego orgânico para um site, a partir de mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo.
Para isso, é necessário melhorar a classificação das páginas nos resultados de busca. Algumas táticas de SEO incluem otimizar os títulos e conteúdos, bem como aumentar o número de backlinks para o seu site.
Por outro lado, SEA (Search Engine Advertising ou publicidade nos mecanismos de busca) é o processo de usar anúncios pagos para gerar tráfego para um site. Os principais canais de anúncios pagos são o Google Ads e o Bing Ads.
Os anúncios pagos são uma excelente maneira de aumentar rapidamente o tráfego e as vendas, pois permitem que você se posicione nos resultados de busca de forma eficaz e controlada.