Diante da onda de boatos sobre supostas investidas contra escolas em todo Brasil, a Prefeitura de Itatiba tomou medidas efetivas e adotou o sistema de segurança digital nas mais de 60 escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino.
Trata-se de um sistema digital de acionamento imediato em caso de situação de risco – um “botão de emergência” digital acionado por meio de aplicativo instalado no celular de gestores de cada escola.
A iniciativa começou já no ano passado, e vinha sendo amadurecida desde então entre a Prefeitura e a empresa que fornece a tecnologia de monitoramento ao município. A implantação efetiva foi acelerada pela gestão agora, com o quadro de situações de violência em escolas registrados nas últimas semanas.
“Tomamos a medida em parceria com a empresa, que cedeu gratuitamente as licenças de uso desse aplicativo ao município, tornando possível deixar mais protegidas nossas escolas”, explica o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Após essa viabilização, em conjunto com as Secretarias de Segurança e Defesa do Cidadão e de Educação – realizada na última semana, ontem (10/04) diretores das escolas municipais se reuniram com prefeito e secretários das pastas para conhecer os detalhes da implantação.
De acordo com a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, até quinta-feira, 13/04, todas as escolas municipais já deverão ter o aplicativo funcionando. O cadastramento e treinamento de gestores foi iniciado ontem, 10/04, pela Secretaria.
“É um investimento em algo que esperamos nunca ser usado, mas se for preciso, estaremos preparados para coibir qualquer pessoa que pense num ato extremo. Já que não podemos saber o que se passa na cabeça de cada um, podemos aumentar os dispositivos de proteção para nossas crianças e equipes de educadores”, disse o prefeito Thomás.
Como funciona
O aplicativo que traz o botão digital, ao ser acionado em caso de emergência, imediatamente aciona a Guarda Municipal. “O chamado entra diretamente na Cecom – Central de Comunicação da GM, com alertas visuais e sonoros, além do endereço exato do acionamento. Ao receber um chamado desses, nossa Guarda está orientada a dar prioridade máxima”, explica o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Luis Antonio Henrique Pereira.
Adesão das particulares
Hoje, terça (11/04), foi a vez de pelo menos 20 diretores e representantes de escolas particulares e estaduais participarem de reunião com o prefeito Thomás para conhecerem detalhes do aplicativo e da adesão, voluntária e gratuita, ao sistema.Imagem: Divulgação | PMI
A eles, o prefeito Thomás elencou as medidas já tomadas e celebrou a imediata parceria para uma maior proteção às escolas de Itatiba em geral. “Com esse sistema de custo zero para todos, podemos trazer mais uma ferramenta de proteção aos alunos das escolas da cidade, sejam as municipais ou fora da rede. Tudo o que é eficaz e está ao alcance para conter qualquer manifestação de violência nas escolas de Itatiba está sendo feito”, disse.
Aumento de efetivo da PM nas ruas
Na sequência, o prefeito reuniu – além das Secretarias locais – representantes da Inteligência e monitoramento da GM – também o sargento PM Barucci, representando a Polícia Militar e o delegado do 1DP e DDM de Itatiba, Dr. José Ricardo Arruda Marchetti – representando a Polícia Civil – para alinhar os próximos passos do trabalho contínuo de enfrentamento à onda de insegurança.
A Polícia Civil tem acolhido denúncias, inclusive de fake news que envolvem o nome de Itatiba, às quais há um combate intensivo. “Os pais também podem e devem nesse momento buscar saber a que conteúdo virtual seus filhos estão expostos. É importante que as fake news sejam combatidas, uma tarefa que é de cada um de nós”, pontua o prefeito.
Já a Polícia Militar informa que aumentou o efetivo de viaturas patrulhando as ruas de Itatiba, especialmente o entorno das quase 100 unidades de ensino que funcionam na cidade, atuando em trabalho preventivo.
Além da implantação do sistema de segurança digital, as escolas municipais estão com a intensificação da Ronda Escolar da GM, inclusive na zona rural, onde a patrulha ambiental também está deslocada para maior frequência no entorno das unidades escolares.
Redes sociais
No final da tarde desta terça-feira, o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira foi às redes sociais para dar informações atualizadas à população, por meio de vídeo e também de áudio. “Nesse momento sensível, estamos unidos em ações conjuntas, pois não vamos tolerar clima de insegurança e fake news em nossa cidade”, disse à população.
Fonte: PMI