Notícias Corporativas

Investimento em marketing digital cresce entre empresas

Karrai

Pesquisas indicam um cenário promissor para empresas que atuam no segmento de marketing digital. De acordo com uma pesquisa realizada pela CMO Survey, 58% dos investimentos das empresas foram direcionados para ações de marketing on-line em 2021. Isso equivale a um aumento de 15,8% em relação ao ano anterior. Além disso, anúncios e marketing de influência estão entre as principais estratégias de marketing digital adotadas em 2022

O mesmo estudo revela, ainda, que agências de marketing digital obtiveram um aumento de 11,1% nos ganhos da receita e de 10,4% no lucro. Em 2021, o valor estava bem abaixo disso, sendo de apenas 0,3% de ganhos de receita e 2,6% de ganhos de lucro, apontando a crescente e alta demanda por serviços de marketing on-line.

O levantamento também mostra que as plataformas de marketing digital mais usadas em 2022 foram o Google Ads (antigo Google AdWords) e o Facebook Ads, respectivamente. Outra estratégia que se destaca é o marketing de influência, que foi a aposta de 74,3% das empresas. Dentre os empreendimentos que fecharam parcerias com influenciadores digitais, 82,4% afirmaram que a imagem da marca melhorou e o engajamento com o público-alvo aumentou.

Não foi só a parceria entre influenciadores e empresas que aumentou; 87% das organizações não governamentais (ONGs) estão firmando parcerias com influencers, segundo a Estúdio Cais – Projetos de Interesses Públicos. Além disso, o levantamento aponta que, de um total de 345 influenciadores digitais, 138 já atuaram para ONGs ou outros tipos de entidades que apoiam alguma causa. Cabe dizer que 80% dos influenciadores que se engajaram com alguma causa social em 2022 se dedicaram ao apoio de ONGs ligadas à fome e à distribuição de renda.

Planejamento como meio de otimizar o investimento em marketing digital

Tanto o investimento em anúncios quanto em marketing de influência exige um certo investimento. No primeiro caso, isso acontece porque é preciso pagar por cada clique que o anúncio recebe e, no segundo, porque, dependendo do número de seguidores que o criador de conteúdo tem, o valor pode chegar a R$ 600 mil por campanha. Isso é o que aponta uma matéria da Empiricus, que mostra ainda que o ganho médio de um influenciador digital é de R$ 10 mil por mês e que as propostas começam a partir dos R$ 1 mil por publicidade. Por isso, é preciso que o investimento em marketing digital seja planejado minuciosamente com base na estimativa dos ganhos e despesas que cada estratégia adotada poderá implicar, a fim de otimizar os recursos e ampliar a margem de lucro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Enable Notifications OK Não obrigado.