A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Saúde, alerta sobre os riscos de contrair leptospirose após as intensas chuvas da última semana, entre sexta (10) e terça (14). Isso porque, na maior parte dos casos, segundo a Secretaria, os primeiros sintomas aparecem de sete a 14 dias após o contato com a água contaminada.
“A primeira preocupação que a gente tem é em relação à leptospirose, mas tem outras doenças que também são transmitidas”, comentou o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi, citando cólera, tétano, febre tifóide, gastroenterites diarreicas e hepatite A.
Imagem: Luiz M. Santos | ClickItatibaPor isso, a recomendação é evitar o contato com esta água que possa estar contaminada e, caso comece a apresentar sintomas, procure uma unidade de Saúde ou pronto-atendimento para fazer uma avaliação médica inicial, pois a leptospirose tem cura.
Sintomas
Os sintomas podem demorar a aparecer. São eles: dor de cabeça e dor no corpo, principalmente panturrilhas, além de vômitos, diarreia e tosse. Nos casos mais graves, a doença pode ocasionar icterícia, caracterizada pela coloração amarelada da pele e dos olhos, além de hemorragias e insuficiência renal, hepática e respiratória.
“As pessoas têm que ficar bem alerta, realmente. Se entrou em contato com algum tipo de água contaminada, como essas nas últimas semanas, devido às fortes chuvas na cidade, observe. Se manifestar algum sintoma, vale a pena procurar uma orientação médica”, alertou o secretário.
Também é importante que, no primeiro contato na unidade de Saúde, seja informado que teve contato com a água. “Essa é uma informação extremamente importante para que o enfermeiro ou médico possa já caminhar com o diagnóstico”, pontuou.
Prevenção
A transmissão ocorre principalmente através do contato com a água ou lama de enchentes contaminadas com urina de animais portadores, sobretudo os ratos. A entrada da leptospirose no corpo, através da pele, é facilitada pela presença de algum ferimento ou arranhão. Também pode ser transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados.
Assim, a prevenção se dá evitando o contato com água ou lama que possam estar contaminados pela urina de rato. Também com o uso de botas e luvas de borracha principalmente se for realizar a limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto.
Arranhões e feridas na pele facilitam a entrada do agente infeccioso no corpo. Portanto, é fundamental proteger as mãos e os pés com botas, luvas de borracha e sacolas plásticas em caso de contato com água nessas condições.
Também como prevenção, os serviços do programa Avança Itatiba – Infraestrutura, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, estão com foco em recuperação de pontos afetados e medidas contra alagamentos, como o alargamento das margens do Ribeirão Jacaré, contribuindo para que as águas escoam rapidamente após intensas chuvas.
Fonte: PMI