O prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, anunciou na manhã desta quarta-feira (12/04) mais uma nova medida de segurança nas escolas municipais – a implantação de um guarda municipal por escola da Rede Municipal de Ensino.
Isso significa que a partir de hoje, gradualmente, um GM estará dentro do prédio de cada escola ou Cemei (creche), para reforçar a segurança de alunos e equipe de educadores. Imagem: Divulgação | PMI
“Começaremos a partir de hoje a colocação de um guarda municipal dentro de cada escola da nossa rede pública municipal até que se acalme essa situação, tranquilizando país e – principalmente – para proteger nossas crianças”, informou o prefeito Thomás.
A medida é executada pelas Secretarias de Segurança e Defesa do Cidadão e de Educação que, em conjunto, já colocaram em prática outras ações que visam maior proteção às escolas ( veja abaixo mais informações) já adotadas no início de semana, em resposta à onda de insegurança que paira sobre o país com casos recentes de ataques a escolas em outros Estados, além de ampla disseminação de fake news, ao que a Prefeitura pede cuidado ao compartilhar materiais que não tenham sido checados por fonte confiável.
Carta aos pais
A Secretaria de Educação de Itatiba também emitiu nesta semana carta aos pais, recomendando para que estejam presentes na vida escolar de seus filhos, atentos a mudanças de comportamento deles, bem como também ao que carregam em suas mochilas e a que tipo de conteúdos estão expostos ou que estão consumindo em redes sociais – que podem ser potencialmente nocivos.
“Como responsáveis pela educação e proteção de seus filhos, é importante que vocês estejam atentos a seus comportamentos e atividades, incluso o uso de celulares, redes sociais e até mesmo o que eles carregam em suas mochilas escolares. A Prefeitura de Itatiba preza pela segurança de todos os envolvidos em nossa comunidade escolar e trabalha continuamente para garantir um ambiente seguro e saudável para nossos alunos e funcionários”, diz trecho do comunicado enviado para que cada escola municipal repasse aos pais.
Sistema de segurança digital
A Prefeitura de Itatiba adotou nesta semana o sistema de segurança digital nas mais de 60 escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino. Ele tem acionamento imediato em caso de situação de risco por meio de um “botão de emergência” digital acionado via aplicativo instalado no celular de gestores de cada escola. Até amanhã, 13/04, todas as escolas municipais já deverão ter o aplicativo funcionando.
O aplicativo que traz o botão digital, ao ser acionado em caso de emergência, imediatamente aciona a Guarda Municipal, com alertas visuais e sonoros, além do endereço exato do chamado, que terá prioridade máxima de atendimento.
A iniciativa começou já no ano passado, e vinha sendo amadurecida desde então entre a Prefeitura e a empresa que fornece a tecnologia de monitoramento ao município. A implantação efetiva foi acelerada pela gestão agora, com o quadro de situações de violência em escolas registrados nas últimas semanas.
O sistema é obrigatório às escolas da Rede Municipal de Ensino e foi aberto à adesão voluntária opcional das escolas particulares e estaduais, cujos representantes foram recebidos na tarde de ontem pelo prefeito Thomás, que apresentou detalhes sobre ele.
Também na tarde de ontem, as polícias Militar e Civil se reuniram com o prefeito e secretários municipais para informar medidas que já vêm tomando: aumento de viaturas no patrulhamento preventivo pela PM e combate efetivo às fake news pela Polícia Civil.
Fonte: PMI