Notícias Corporativas

Mais de 74% dos brasileiros jogam games digitais

O número de brasileiros que utilizam jogos digitais avançou 2,5 pontos percentuais entre as edições de 2021 e 2022 da PGB (Pesquisa Game Brasil), estudo de referência na área de jogos eletrônicos desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e a faculdade ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Em sua nona edição, a sondagem demonstrou que a soma de pessoas que disseram ter o hábito de jogar on-line passou de 72% para 74,5% em um ano, alta que foi obtida durante a pandemia de Covid-19. O questionário virtual coletou respostas de 13.051 indivíduos de todo o país entre os dias 11 de fevereiro e 7 de março.

De acordo com a pesquisa, o perfil do gamer brasileiro é caracterizado por mulheres com idades entre 20 e 24 anos que jogam por meio de smartphones: 51% dos usuários da modalidade são do público feminino, contra 49% do masculino.

Segundo a análise, os aparelhos celulares são a ferramenta preferida dos jogadores do país – mesmo em ambientes domésticos -, sendo seguidos por computadores e consoles. Além do mais, 3 em cada 10 pessoas jogam todos os dias por meio de seus dispositivos móveis e 36,9% dos participantes afirmaram jogar games on-line diariamente.

Para 76,5% das pessoas, ainda segundo a PGB22, os jogos eletrônicos são a principal forma de entretenimento, o que representa uma alta de 8,5 pontos percentuais em relação ao ano precedente. Quando questionados de forma direta sobre o possível aumento no uso de games ao longo da crise sanitária, 72,2% dos entrevistados concordaram total ou parcialmente com a afirmação.

Carlos Silva, CEO da Go Gamers, chama a atenção para o fato de que, ao longo dos últimos anos, os jogos digitais têm se tornado cada vez mais comuns para os brasileiros. “Hoje, existe uma grande variedade de produtos para todas as faixas etárias e gostos, assim como diversas plataformas como computadores, consoles e smartphones”, observa. 

Ele destaca que, no caso dos celulares, que já fazem parte do dia a dia dos brasileiros, há a facilidade do acesso, que permitiu com que mais pessoas jogassem.

“Com esse cenário de evolução da indústria, o consumidor de jogos digitais se mostra muito engajado e apaixonado, e o público brasileiro é um dos principais do ponto de vista de negócios”, afirma.

Meio corporativo deve aderir à gamificação

De acordo com Danilo Parise, CEO da Ludos Pro, startup de tecnologia educacional com foco em gamificação, o meio corporativo deve aderir à tendência de gamificação, uma vez que os games podem ser utilizados para incrementar os negócios. O mercado global de gamificação, que era de US$ 6,33 bilhões (R$ 30,13 bilhões) em 2019, tem projeção de crescimento para US$ 37 bilhões (R$ 176,12 bilhões) até 2027, segundo informações apresentadas pela Fortune Business Insights.  A estimativa é de que as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) invistam em soluções gamificadas baseadas em nuvem, já que são mais acessíveis e oferecem funções avançadas, em relação a soluções locais.

Na visão do empresário, para aderir à modalidade é necessário entender a jornada por completo, desde a identificação do público, definição dos objetivos e definição dos elementos de jogos que serão utilizados. 

O público não é apenas a criança ou o jovem, mas também o adulto que possui diversas experiências no seu entorno, acrescenta Danilo. “A gamificação é uma realidade, nos últimos anos notamos investimentos de diversos setores e marcas com ações e produtos atrelados direta ou indiretamente aos jogos”, explica.

Para ambos empresários é preciso ficar atento às tendências, como experiências no metaverso, criptomoedas, e NFT (Non-Fungible Token, na sigla inglês – Token Não Fungível, em português), entre outros. “Há muitas oportunidades para levar esta experiência para o público, desde que sejam observadas as melhores práticas para que sua necessidade seja levada sempre em consideração, aproveitando todo o seu potencial de engajamento”, finaliza Danilo.

Para mais informações, basta acessar: www.ludospro.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Enable Notifications OK Não obrigado.