Itatiba

Defesa Civil de Itatiba alerta para baixa Umidade Relativa do Ar

Defesa Civil de Itatiba alerta para baixa Umidade Relativa do agosto 18, 2026

Beber água é fundamental para minimizar os riscos do calor e do ar seco à saúde (Mart-Production/Pexels)

 

A Defesa Civil de Itatiba alerta para a atual baixa Umidade Relativa do Ar (URA). No meio da tarde desta terça-feira (18/008), Itatiba já registrava 30ºC, e URA em 38,8%, segundo a coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Recaman Cavallaro.  A DC local é um órgão da Secretaria de Governo da Prefeitura de Itatiba.

Para amanhã, quarta (20) e na quinta-feira (21), a previsão é de continuidade do tempo quente e seco, com possibilidade de a umidade atingir níveis críticos no interior paulista. A combinação entre temperaturas elevadas e baixos índices de umidade aumenta significativamente o risco de incêndios e queimadas em mato, além de impactos diretos na saúde respiratória – veja abaixo. 

 

Impactos na saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa ideal para o bem-estar humano varia entre 40% e 70%. Valores abaixo de 30% já exigem cuidados, e índices inferiores a 12% configuram estado de alerta máximo, com impactos diretos na saúde respiratória e no aumento da propagação de queimadas.

Assim, para reduzir os efeitos do clima seco, a Defesa Civil orienta a população a manter a hidratação constante, consumir água regularmente e utilizar soro fisiológico para proteger olhos e nariz. Também é recomendada a utilização de recipientes com água ou umidificadores em ambientes internos. Atividades físicas devem ser evitadas nos períodos mais quentes do dia, entre 10h e 16h.

 

Qualidade do ar

Queimadas devem ser evitadas de todas as formas. Além de ilegais, agravam a qualidade do ar e podem provocar incêndios de grandes proporções. A população deve evitar descartar bitucas de cigarro em rodovias, queimar lixo ou usar fogo na limpeza de terrenos.
Caso seja flagrado o ato de colocar fogo em mato, a denúncia deve ser feita à Guarda Municipal – Ambiental e Rural -, que atende pelo número 153 e também pelo 4524-3577. Já o acionamento em caso de queimadas é feito diretamente pelo 193, número de emergência do Corpo de Bombeiros.

Fonte

Redação ClickItatiba

Portal de variedades e cobertura de eventos de Itatiba e região, no ar desde 2004 e ainda Culinária, Comportamento, Turismo, Cultura, Música.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo