A Prefeitura de Itatiba, via Secretaria de Governo, está com nova sala de monitoramento para a Defesa Civil do município – ampliada e mais tecnológica.
O principal destaque fica para o novo painel de imagens de monitoramento, que recebeu quatro monitores de TV de 55 polegadas cada e um de 32 polegadas, a ser instalado, que formarão um único conjunto. Também estão em operação dois novos e potentes computadores completos – que permitem monitoramento inclusive à distância, online, pelos agentes da DC.
Parte dos recursos está sendo viabilizada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Itatiba, que disponibilizou cerca de R$ 100 mil para compra de equipamentos de prevenção às enchentes.
As melhorias possibilitam, por exemplo, o monitoramento em tempo real dos pontos de controle no Ribeirão Jacaré e Rio Atibaia e também em três represas da cidade: a Paracatu, a do Parque Linear Antonio Fattori e a Barragem Seca. As telas exibem online o comportamento das réguas de nível de águas.
As melhorias vêm sendo implantadas há cerca de três meses e têm como objetivo estarem 100% funcionais para a próxima Operação Verão, que abrange a temporada de chuvas do final deste ano e início do próximo. Em até 30 dias, todos os novos equipamentos devem estar totalmente integrados e funcionando 24 horas.
“Esses investimentos em melhorias permitem que, quando chegar a época de chuva, tenhamos um novo tipo de monitoramento em Itatiba, mais rápido e eficaz”, destaca o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
“As melhorias tecnológicas no monitoramento da Defesa Civil do município são importantes tecnicamente, como foi citado, mas esses investimentos visam também dar mais qualidade, precisão e segurança ao trabalho desenvolvido pela Defesa Civil à toda população da nossa cidade, o que é o foco do nosso governo”, destaca a secretária de Governo, Jackeline Boava Monte.
Mais equipamentos
Segundo a coordenadora da Defesa Civil municipal, Leila Recaman Cavallaro, os novos equipamentos possibilitam uma efetividade e rapidez de ações ainda maiores, especialmente na prevenção de situações de risco envolvendo chuvas.
O painel com grandes telas exibe em mais detalhes e melhor qualidade de imagens. “Conseguiremos ter mais agilidade e segurança nas ações, acompanhando, por exemplo, a intensidade, volume e a duração das chuvas, localizadas ou não, quando estão a caminho”, explica a coordenadora.
Além dos já instalados na sala de monitoramento, a Defesa Civil de Itatiba aguarda nos próximos dias a chegada de dois geradores, sendo um deles portátil e um de grande porte, para garantir que o Sistema Municipal de Defesa Civil tenha estabilidade e funcione mesmo em casos de queda de energia imprevista – comum em temporais.
Investimentos constantes
A Prefeitura investiu ainda ao longo do último ano em equipar a DC municipal em outras frentes. Foram adquiridos um drone para monitoramento aéreo, especialmente eficaz em casos de focos de incêndio em área de difícil acesso – e também radiocomunicadores, agilizando a comunicação entre as equipes que estão em campo e as que operam na base da Defesa Civil local.
Fonte: PMI