Nem só de chocolates, queijos, relógios e canivetes vive a Suíça. As belíssimas paisagens a tornam um país encantador aos visitantes e sua geografia propicia o turismo voltado para os esportes de inverno, como o Esqui nos Alpes. Qualquer cidade que seja, pequena ou grande, se apresenta como interessante para o turismo, sempre com ruas limpas, fachadas bem desenhadas, lojas decoradas, jardins e quase sempre, os Alpes ao fundo emoldurando cada cidade.
Imagem: Lilian Inácio
Interlaken é comuna suíça, no Cantão de Berna, com 5 mil habitantes entre dois lagos, o Thun e Brienz e está no centro da região alemã de Bernese Oberland. Tem vista para três famosos picos, o Eiger, Mönch e Jungfrau. Sem grandes atrações urbanas, o destaque de Interlaken são os esportes de aventura, como canoagem, paraquedismo, asa-delta, bungee-jump e escalada no gelo.
Caminhar pelas poucas ruas parando nas lojinhas e confeitarias, bancos de jardins, contemplando a paz e a beleza da cidade é o mais recomendado para o turista que chega a Interlaken. Para quem vai ficar mais tempo no local, pode se programar para passeios na região.
Tive a sorte de visitar essa cidade no outono de 2007 e no inverno de 2017, a mesma cidade, duas paisagens diferentes!
Passeios de Verão – barcos oferecem passeios pelos lagos de Thun e Brienz. A apenas dez quilômetros de Interlaken, na ensolarada face sul de uma encosta, fica Beatenberg-Niederhorn, um paraíso para os amantes de parapente. Para os praticantes de trekking, há uma extensa rede de trilhas para caminhadas e bicicletas. Alpinismo e bungee-jump também são melhores no inverno. Recomendado pegar o trem Jungfrau Railway e descer no “topo da Europa” a 3454m. Pela beleza excepcional, a UNESCO declarou essa região como Patrimonio Natural da Humanidade. Há um teleférico que leva ao restaurante giratório Piz Gloria: duas experiências montesas impagáveis do Oberland bernês.
Imagem: Lilian Inácio
Passeios de Inverno – a possibilidade de escolhas diárias entre as regiões de esqui de Jungfrau (Mürren/Schilthorn, Kleine Scheidegg/Männlichen e First) e de Beatenberg ou Axalp-Brienz, adequadas para famílias. Praticantes de esqui e tobogã também são bem atendidos na redondezas. Além disso, há mais de 220 quilômetros de trilhas para caminhadas de inverno nas regiões de Interlaken, Beatenberg, Axalp-Brienz, Habkern, Wilderswil e Jungfrau
Harder Kulm – o teleférico leva os passageiros até a montanha, proporcionando uma vista fantástica sobre toda a região de Jungfrau. Para as crianças, o parque alpino de animais selvagens proporciona uma ótima experiência.
Cavernas St. Beatus – um quilômetro de cavernas de pedra calcária iluminadas, com estalactites, galerias impressionantes e cachoeiras acessíveis por barco, carro, ônibus ou a pé, no histórico caminho dos peregrinos.
Schynige Platte, perto de Wilderswil – nostálgica ferrovia com cremalheira, vistas fascinantes do Eiger, Mönch e Jungfrau, jardim alpino com cerca de 500 espécies de plantas e uma série de possibilidades de trekking.
Heimwehfluh – encantador funicular que permite o transporte até o terraço de observação, com restaurante, pista de tobogã apropriada para qualquer condição climática, maquete da ferrovia e extensa área de recreação.
Comidas: algumas opções sofisticadas e outras mais turísticas, hoje em dia a cidade comporta várias opções. Comida local é recomendado o Restaurant Luegibrueggli, com comida regional e uma vista espetacular. Para os que querem economizar, vale a dica dos supermercados Coop e do Migros, redes que se estendem pelo país. Fondue e o famoso Papet Vaudois (espécie de repolho servido com salsichões) Já no quesito sobremesa, sem sombra de dúvidas a Suíça tem alguns dos melhores chocolates do mundo.
Bebidas: Os vinhos suíços são excelentes, especialmente quando solicitados na região onde as uvas são cultivadas. Sempre peça o vinho local para conhecer as diversas produções do país.