Saiba para que serve o alinhamento das rodas e quando fazer, para conduzir o seu veículo de forma segura e prolongar a vida útil dos pneus.
Como regra geral, quando conduzimos nosso veículo e observamos que ele não tem uma condução constante (vai para a esquerda ou para a direita quando não seguramos o volante por alguns momentos) costumamos dizer que o alinhamento do os pneus do carro não estão corretos.
Além disso, se o comportamento da direção não for normal, ao manobrar o carro ou se ocorrer uma vibração no volante, também podemos estar enfrentando um problema de alinhamento das rodas.
Para que serve o alinhamento das rodas?
O que o alinhamento de pneus de automóveis faz é adequar a configuração geométrica, os elementos da suspensão e o mecanismo de direção de acordo com as especificações do fabricante. Sua função é definir os ângulos dos pneus para mantê-los perpendiculares à área de contato e paralelos entre si.
O alinhamento adequado promove um desgaste uniforme dos pneus e uma melhor rolagem, o que ajuda a prolongar a vida útil dos componentes de direção e suspensão, bem como das rodas.
Portanto, para que seu veículo circule em perfeitas condições, os quatro pneus devem estar alinhados e isso é conhecido como alinhamento dos pneus. Um alinhamento que, com o passar do tempo, se perde e que se não for detectado a tempo pode levar a diversos problemas mecânicos.
Ao trocar os pneus antigos por um conjunto de pneus Michelin 195 55 R15, por exemplo, é necessário balancear as quatro rodas para evitar que as vibrações absorvidas pelas rodas sejam percebidas no volante, painel ou bancos e assim melhorar nossa experiência de direção e a vida útil de nossos pneus.
Diferença entre balanceamento e alinhamento das rodas
Muitas vezes esse processo de balanceamento é confundido com outro processo muito comum na hora de otimizar as rodas do nosso veículo, o de alinhamento.
O alinhamento das rodas, também conhecido como paralelismo, consiste em deixar as rodas de cada eixo paralelas e os eixos paralelos entre si, e também ajustar os diferentes ângulos das rodas, de acordo com os valores que o fabricante do veículo definiu.
Por outro lado, o balanceamento busca otimizar outras questões como o acoplamento dos dois elementos básicos da roda como o aro e o pneu . Com este processo de balanceamento é possível corrigir elementos físicos da roda como rotação, inércia e forças que possam condicionar a rotação homogênea da roda.
Como são verificados os parâmetros do alinhamento?
Ao contrário dos parâmetros que entram em jogo no alinhamento de rodas, os parâmetros a serem considerados em um processo de alinhamento.
Os dois principais pares de valores que trabalham são o toe-in e o toe-in, que avalia se um par de pneus está defletido para dentro ou para fora, respectivamente, e o camber, que é a inclinação da roda para dentro ou para fora em relação à vertical se olharmos o veículo de frente.
Sinais de mau alinhamento das rodas
Para evitar futuras avarias que se possam manifestar no nosso veículo, é importante conhecer os sintomas de mau alinhamento dos pneus:
Desgaste elevado e irregular dos pneus: Se detectar que alguma das tampas do seu veículo está muito danificada nos flancos ou se notar vibração nas rodas dianteiras, o seu carro necessita de um alinhamento imediato. Esses sinais refletem um problema na geometria dos componentes da direção.
O veículo desvia para um lado: Se ele tende a se inclinar para um lado da estrada, uma das rodas está localizada mais à frente ou atrás de seu eixo do que deveria. Isso causa um desgaste excessivo dos pneus ao longo do tempo e um risco à sua segurança.
Direção rígida: Se você perceber que ao girar o volante custa mais do que o normal, é provável que você tenha problemas com o alinhamento da direção.
Aumento do consumo de combustível: Um mau alinhamento obriga o veículo a consumir mais combustível para obter um desempenho semelhante.
Causas de desalinhamento das rodas
A incompatibilidade pode ser causada por vários motivos. Entre os mais frequentes:
- Dirigir em uma superfície muito irregular.
- Bater no meio-fio.
- Passar de forma brusca por buracos e pistas irregulares.
- Um pequeno golpe ao qual você não dá muita importância.
Custo e tempo de alinhamento de pneus
O custo do alinhamento das rodas depende da região em que reside e da oficina que realiza o orçamento do serviço, embora tudo dependa das promoções disponíveis.
E o tempo de alinhamento normalmente leva cerca de uma hora se a oficina tiver tecnologia a laser para alinhar os pneus a um centésimo de milímetro.
O serviço deve ser realizado quando observar os sinais referentes ao desalinhamento das rodas, ao trocar os pneus ou a cada 10.000 km percorridos com o veículo.