Quando queremos emagrecer, parece que sempre acontece algo para nos atrapalhar, né? No começo do ano você pensou assim: depois do Carnaval, eu começo! Aí, cancelaram os dias de folia! E agora???
Agora, vamos aprender a usar tudo que nos acontece a nosso favor. É que estamos muito acostumados a encarar negativamente um acontecimento e ficamos nos lamentando, como se não houvesse nada a fazer. Só que sempre há algo para se fazer, nem que seja o desafio de encontrar o lado bom que eu não estou enxergando. Sim, é um desafio e só vencerá aquele que se dedicar a isso.
Com o cancelamento do Carnaval, por exemplo, muitos só pensam no que não vão ter: dias de folga, encontros com aquela turminha (familiares/amigos), piscina, churrasquinho, sorvete, drinks, cervejinha… E tudo bem pensar desta forma. Só que pensar no que não se tem gera o sentimento de falta e essa escassez traz tristeza, desânimo. Quem merece viver assim?
O desafio aqui é pensar no que temos, mesmo sem o Carnaval: temos a possibilidade de mantermos o distanciamento com menos pessoas se infectando com o coronavírus, temos a economia se mantendo aquecida sem intervalos (celebre se você tem um emprego!), temos os finais de semana para o descanso que precisamos após os dias úteis, temos a esperança de que tudo isso vai passar e que no próximo ano haverá folia!
Fica ou não fica mais gostoso pensar assim? E quando estamos satisfeitos, preenchidos, com gratidão, sem essa escassez, não precisamos nos completar com felicidades passageiras, como a que a comida traz – já que dura apenas enquanto está na boca. Depois, é mais trabalhoso tirar essas calorias que ingerimos por apenas alguns minutinhos de satisfação.
Manter a mente satisfeita e otimista pode te ajudar muito a emagrecer. Se tem dúvida, faça antes um teste: proponha-se a substituir todo e qualquer pensamento negativo por um positivo durante três dias. Para ajudar a se lembrar da proposta, faça uma marquinha na mão, entre o dedo polegar e indicador. Não será fácil. Será gratificante.
5 dicas para seu emagrecimento:
– observe o que você pensa logo depois de uma notícia
– veja se o que você pensa te dá sentimentos bons ou ruins
– na hora de beliscar algo, perceba se você está feliz ou angustiado/preocupado
– beba água: às vezes o corpo está desidratado e você confunde com fome
– faça o desafio dos 3 dias de substituição de pensamentos (está no último parágrafo).
Tati Petti
Especialista em emagrecimento
-40kg em 11 meses
@tatipetticoach