A Prefeitura de Itatiba comprovou a eficácia das ações realizadas ao longo dos últimos dois anos contra enchentes. Na última semana de 2022, fortes chuvas caíram na cidade e na região.
Apenas na quarta-feira (28/12), foram contabilizados 53 milímetros de chuva. O acumulado de terça (27) a sábado (31) chegou a 189,5mm. O total de quatro dias é superior ao volume esperado para o mês inteiro de dezembro.
Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Administração, além de outras secretarias da Prefeitura e Corpo de Bombeiros, estiveram nas ruas fazendo monitoramento e vistorias, além de desobstrução e limpeza de vias na quarta e quinta-feira (29).
“Com certeza, é um trabalho de muitas mãos que fez com que tivesse resultado. Estamos preparados para que, se houver outra chuva, possamos trabalhar da melhor forma para minimizar a situação”, comentou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Comportas baixaram
Imagem: Luiz M. Santos / ClickItatibaCom o grande volume, decisões foram tomadas e acompanhadas de perto pelo prefeito Thomás inclusive madrugada afora, como a do fechamento das comportas automatizadas da Barragem Seca, na região do Parque Luís Latorre.
A automatização das comportas metálicas da Barragem Seca – sem uma lagoa no entorno – foi concluída e testada em novembro de 2022, como uma das obras para prevenção de enchentes.
“Temos um Corpo Técnico que faz estudo e acompanha o volume de água para que as comportas fossem baixadas no momento adequado. Assim que técnicos determinaram que esta era a saída, o prefeito Thomás autorizou de imediato o fechamento da barragem”, declarou Leila Recaman Cavallaro, coordenadora da Defesa Civil de Itatiba.
“Viemos de vários dias de chuva, com o solo bastante encharcado, rios com a calha mais alta e vínhamos recebendo alertas de chuvas intensas. No ápice, tivemos deslizamento, queda de árvore e pontos de inundação sem grandes prejuízos”, analisou Leila.
Imagem: Luiz M. Santos / ClickItatiba
O Ribeirão Jacaré teve pontos de extravasamento, como perto da ponte do SUS, ao lado da rodoviária, no estacionamento do Mercadão e no Parque Industrial Adelelmo Corradini. “Vale ressaltar que várias calhas de contribuição ao longo do Ribeirão Jacaré contribuem para a cheia, tais como os córregos do Operários, Brotas, Camata e Central (do Cioffi)”, explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Adilson Franco Penteado.
Escoamento
Ainda na noite de quarta-feira (28/12), a água represada havia sido 100% escoada. O trabalho de alargamento e limpeza do Ribeirão Jacaré, realizado nos últimos dois anos, permitiu este rápido escoamento. Além disso, na mesma noite foi iniciada a limpeza das ruas próximas ao Parque Luís Latorre.
O prefeito Thomás acompanhou todo o andamento das águas na comporta nesta primeira operação, incluindo o escoamento técnico. “Tudo é calculado tecnicamente. Assim como para fechar, o mesmo vale para o levamento da comporta, verificando o nível do ribeirão abaixo e do Rio Atibaia – onde o Jacaré desagua”, contou Leila.
Previsão da semana
Para a região de Campinas, onde Itatiba está inserida, são esperados 120mm de chuva nesta semana, entre esta amanhã (03) e sexta-feira (06). As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado. Os elevados acumulados devem ser acompanhados por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo em todo território paulista.
Como medida de segurança, a Defesa Civil reforça a necessidade de, principalmente motociclistas, respeitarem o isolamento da área de inundação durante as chuvas. Além disso, não ficar nem deixar carros embaixo de árvores e esperar baixar o alagamento para passar com segurança, sem colocar a vida em risco. As ocorrências relativas à chuva devem ser informadas via 153 e também no 193 (Corpo de Bombeiros).
Crédito: Divulgação/PMI