Morador da cidade de Francisco Morato, Ricardo Severino, 45 anos, despediu-se do filho de 6 anos e da esposa e deixou a cidade logo cedo para trabalhar como pedreiro em uma construção em Itatiba, a pouco mais de 30 km, no dia 16 de abril. Após uma manhã de muito trabalho, logo após sair da construção, por volta das 12h, Ricardo começou a sentir uma dor forte no peito. Junto com o servente que o acompanhava, o pedreiro chegou até a Drogaria Total – Unidade Farmanossa, onde pediu um remédio para dor. “Ele passava a mão no peito falando que ia morrer, que não estava aguentando”, conta a atendente da farmácia, Solange Aparecida de Oliveira, que logo se prontificou a ajudar o senhor. “Eu fui ajudar ele, pedi para se sentar. No caminho até a cadeira ele não aguentou e agachou no chão, começando a chorar de dor”, relata a balconista.
Imagem: DivulgaçãoAs atendentes da farmácia chamaram o farmacêutico responsável, Marco Antônio da Fonseca, que logo veio de encontro a Ricardo. “Eu estava resolvendo algumas coisas no escritório quando a balconista Solange me chamou dizendo que tinha um homem passando mal”, explica Marco Antônio. Ele relata ainda que Ricardo havia pedido um paracetamol às atendentes e tomado na mesma hora, mas continuava chorando de dor. “Percebi que ele estava infartando, colocamos ele sentado na cadeira e tentamos o acalmar enquanto a outra funcionária ligava para o Resgate”, conta. O farmacêutico perguntou a Ricardo se ele tinha alergia a algum medicamento e, diante da negativa, colocou dois comprimidos de Ácido acetilsalicílico (AAS) infantil debaixo da língua do pedreiro. “Aos poucos ele foi se tranquilizando até o Resgate chegar e a dor no peito também foi se amenizando”, conta Marco.
O filho de Marco Antônio, o também farmacêutico Marcos Victor Oliveira da Fonseca, chegou ao local após o horário do almoço e viu Ricardo sendo amparado pela equipe da farmácia. “Ele ficou preocupado com o carro dele, que havia deixado junto ao servente que trabalhava com ele. Eu disse para ele ficar tranquilo, peguei a chave do carro dele e deixei estacionado perto da farmácia”, explica Marcos. Após a chegada do Resgate, pedreiro e servente foram levados ao hospital de Itatiba, onde Ricardo passou por uma cirurgia de revascularização do miocárdio utilizando pontes com artérias mamárias. Quase um mês depois, após se recuperar, Ricardo voltou à Drogaria Total de Itatiba para agradecer à equipe que o acolheu em um momento tão difícil, ajudando a salvar sua vida. “Eu devo muito ao pessoal da farmácia, não tenho como pagar o que fizeram por mim”, agradece o pedreiro, hoje já recuperado e ao lado de seu filho.
Ricardo conta ainda que a unidade da Drogaria Total é muito querida na cidade e que ficou feliz em ter chegado justamente nessa farmácia buscando ajuda. A rede Drogaria Total tem como prioridade a valorização de seus clientes e, por isso, sempre mantem um bom relacionamento e cuidado com a comunidade local onde está inserida. Esses princípios são base para as mais de 500 unidades espalhadas por todo o Estado de São Paulo, chegando também ao Paraná e Minas Gerais.
Informações para imprensa
Paulo Gomes – assessor da Drogaria Total
[email protected] – (16) 9 9760-7042